Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Parlamentares e AMB apoiam proposta das diretas nos tribunais e dos juizes pretores

De Brasília - VT

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) vai se reunir com o presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), para solicitar a instalação de uma Comissão Especial para análise do mérito da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 343/2009), que trata da extensão das garantias da magistratura aos chamados juízes de investidura limitada no tempo, também conhecidos como pretores.

O parlamentar esteve reunido na quarta-feira (27) com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra, para discutir a tramitação do Projeto de Emenda Constitucional das Eleições Diretas nos Tribunais (PEC nº 187/2012), de autoria do dpeutado Wellington Fagundes (PR-MT). O encontro ocorreu na sede da AMB em Brasília. Os dois projetos se encontram em tramitação na Câmara dos Deputados.

“A PEC dos pretores é uma matéria que já está parada há algum tempo na Câmara dos Deputados e depende da constituição de uma comissão para analisá-la. Temos que dar um passo para resolver um problema que está pendente e que vai beneficiar vários juízes de todo o País”, afirmou Calandra.

Valtenir elogiou a postura do presidente da AMB em buscar a aproximação do Poder Judiciário com o Legislativo.

“O diálogo que a AMB está estabelecendo na Câmara e no Senado vai contribuir para melhorar o Judiciário. A presença do desembargador Calandra, sua coragem e o espírito público que lhe é peculiar, construirá essa aproximação extremamente importante para a sociedade”, disse o parlamentar.

Com relação ao projeto das eleições diretas nos tribunais o deputado Valtenir Pereira também se colocou à disposição para apoiar a causa defendida pela AMB.

“Vim com a intenção de me deixar disponível para debater o assunto, aprofundar o tema e lutar pelo aperfeiçoamento da Justiça brasileira”, completou Valtenir.

A PEC das eleições diretas nos tribunais se encontra na presidência e deve ser apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Já A PEC dos pretores visa estender aos juízes de investidura limitada as garantias dos magistrados quais sejam vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos.


Atualizada
Imprimir