Imprimir

Notícias / Variedades

Filme grego leva prêmio "Um Certo Olhar" em Cannes

EFE

O filme grego "Kynodontas" ("Dentes de Cachorro", em tradução livre), dirigido por Yorgos Lanthimos, venceu hoje o prêmio que leva o nome da mostra "Um Certo Olhar" do Festival de Cinema de Cannes, ao qual também concorria o brasileiro "À Deriva", de Heitor Dhalia.

O filme vencedor conta a história de um casal e de seus três filhos os quais vivem enclausurados em uma casa porque o pai não permite contato com o mundo exterior, exceto com uma pessoa que serve de canal entre a família e o que ocorre a sua volta.

O isolamento é tanto que os filhos acham que os aviões que sobrevoam a casa são de brinquedo. Os pais permitem apenas as visitas de uma segurança, que alivia os impulsos sexuais do filho.

Este único contato com o mundo exterior tem consequências dramáticas nas relações familiares e serve de estímulo ao questionamento da drástica "escolha educativa" dos pais.

"Kynodontas" é o segundo longa-metragem de Lanthimos, que rodou em 2005 "Kinetta" e que dirigiu em 2001 o curta-metragem "Uranisco Disco".

Além de "À Deriva", ficaram fora das premiações da mostra "Um Certo Olhar" filmes como "Morrer Como Um Homem", do português João Pedro Rodrigues, e o romeno "Amintiri Din Epoca de Aur" ("Contos da Época de Ouro", em tradução livre), dirigido por cinco realizadores.

A seleção da mostra em 2009 também trouxe produções de países como Japão, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Rússia, Filipinas, Israel, Alemanha, Tailândia e Holanda.

O júri desta seção de Cannes foi formado pelo cineasta Paolo Sorrentino, pela jornalista Uma da Cunha, pelo diretor do Festival de Cinema de Toronto (Canadá), Piers Handling, e pela diretora do Festival de Gotemburgo (Suécia), Marit Kapla.

A cerimônia de premiação, seguida da projeção do filme vencedor, precede a entrega da Palma de Ouro, que será realizada amanhã.

Imprimir