Imprimir

Notícias / Cidades

Nova rodada de negociações adia a paralisação nos transportes

Da Redação/Thalita Araújo

Nesta segunda-feira, 25, ao invés do caos de uma greve de ônibus que estava prevista, os motoristas e cobradores farão uma nova rodada de negociação com as empresas de transporte coletivo em Cuiabá. Ontem a classe empresarial ofereceu um reajuste salarial de 5%, em lugar dos 2% ofertados inicialmente.

“Não é que não vai ter mais greve, mas, com a nova proposta, vamos avaliar novamente, ao invés de começar a greve logo. Não queremos ser radicais”, diz Olmir Justino Fêo, presidente do Sindicado dos Rodoviários.

Segundo Olmir, a reunião ainda não tem um local e horário definidos, o que deve ser acertado logo no início do dia. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, SMTU, foi convidada pelos empresários para participar da reunião, tendo papel de mediadora. Olmir também convidou um representante do Ministério do Trabalho para auxiliar nas discussões.

Os motoristas e cobradores dos ônibus de Cuiabá mobilizam-se porque querem um reajuste salarial de 13%, enquanto as empresas ofereciam apenas 2%. A data-base da categoria é o mês de maio. No ano passado o reajuste foi de 7%, e a categoria pede um aumento maior este ano. Sem conseguir uma proposta maior que os 2% na semana passada, a categoria deliberou pela greve, autorizada a acontecer desde sexta-feira, mas deixou clara a abertura para novas negociações.
Imprimir