Imprimir

Notícias / Mundo

Dez projetos do país estão em lista de iniciativas urbanas inovadoras

Valor Online

O Brasil tem dez dos 100 projetos de infraestrutura urbana considerados como os mais inovadores e inspiradores do mundo por publicação lançada nesta terça-feira pela KPMG na 'Cúpula das Cidades do Mundo' em Cingapura. A segunda edição do relatório denominado 'Infrastructure 100: World Cities Edition' traz iniciativas realizadas nas grandes cidades - com foco nas inovações que as tornam 'Cidades do Futuro'.

Concentrando metade dos projetos selecionados na América Latina, o Brasil também aparece na lista de países que possuem os dez projetos classificados como os mais relevantes pela publicação. A proposta é da cidade de Búzios (RJ) e propõe o consumo eficiente de energia na Cidade Inteligente Búzios (confira abaixo os outros nove projetos mundiais que mais se destacaram).

Na lista de 100 melhores projetos do mundo, aparecem outros nove projetos brasileiros: a modernização do Hospital do Subúrbio por meio de PPP na Bahia; o Projeto Integrado de Gestão de Água e Saúde, na Bahia; o Centro de Operações Rio da IBM, no Rio de Janeiro; o corredor de transporte coletivo Transolímpica, por meio de concessão, no Rio de Janeiro; o Porto Maravilha, que promove a revitalização da região portuária carioca por meio de PPP; o Parque Olímpico do Rio, por meio de PPP, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro; a primeira PPP do país para a construção e operação de escolas em Belo Horizonte; a PPP da linha 4 do Metrô de São Paulo; e o Embraport, maior terminal privado multiuso do Brasil, no Porto de Santos, em São Paulo.

Maurício Endo, líder da área de governo e infraestrutura da KPMG para a América Latina, ressalta que a publicação reúne as melhores soluções adotadas pelas cidades ao redor do mundo. 'Reunimos soluções que trazem melhorias na infraestrutura de forma inteligente levando em conta demandas da população', afirma, lembrando que a seleção dos projetos leva em conta critérios, como viabilidade, impacto social, complexidade técnica e/ou financeira, inovação e impacto na sociedade.

Endo lembra que na primeira edição da publicação, lançada em 2010, seis projetos brasileiros tinham sido selecionados entre as 100 melhores iniciativas globais. 'A ampliação desse número contou com o importante papel da iniciativa privada, por meio das parcerias público-privadas', disse.

Os projetos apresentados no relatório são compostos por iniciativas selecionadas por especialistas setoriais dos cinco continentes do mundo. As iniciativas foram classificadas em dez categorias: mobilidade urbana; conectividade global; regeneração urbana; educação; saúde; água; cidades novas e ampliadas; reciclagem e gerenciamento de resíduos; infraestrutura de energia urbana; e infraestrutura de comunicações.

Os dez projetos considerados como os mais interessantes mundialmente:

1. Mobilidade urbana: acesso pelo lado leste (East Side), Nova York, Estados Unidos.

2. Conectividade global: corredor industrial Delhi-Mumbai, Índia.

3. Recuperação urbana: Desenvolvimento regional de Oresund, Dinamarca e Suécia.

4. Educação: Universidade Princess Nora Bint AbdulRahman para Mulheres, Riad, Arábia Saudita.

5. Saúde: Royal London Hospital, Londres, Reino Unido.

6. Água: Planta de dessalinização Tuas II, Tuas, Cingapura.

7. Cidades novas e ampliadas: cidade ecológica de Tianjin, China

8. Reciclagem e gerenciamento de resíduos: sistema de esgoto em túneis profundos, de Kranji para Changi, Cingapura.

9. Infraestrutura de energia urbana: Cidade Inteligente, Búzios, Brasil.

10. Infraestrutura de comunicações: Projeto de Cabo dos BRICS, África do Sul e Ilhas Maurício.
Imprimir