Imprimir

Notícias / Esportes

Grafite: "Estou feliz por ter feito parte da história"

Gazeta Esportiva

Se a torcida do Wolfsburg comemorou  sábado um título pela primeira vez na história, um dos maiores responsáveis por isso é Grafite. O atacante foi o artilheiro da edição 2008/09 do Campeonato Alemão com 28 gols e encerrou a temporada dizendo-se 'feliz por ter feito parte da história'.

Time que vinha com dificuldades para se firmar na primeira divisão nacional até 1996, o Wolfsburg só veio a encerrar um grande jejum de títulos neste sábado - a vitória por 5 a 1 sobre o Werder Bremen bateu a concorrência de Bayern de Munique e Stuttgart e garantiu a primeira taça ao time alviverde desde a sua fundação, em 1945.

Grande nome da conquista, Grafite conseguiu também se tornar o maior goleador estrangeiro da história da Bundesliga, igualando os 28 gols marcados por Aílton na temporada 2003/04. Curiosamente, o ex- jogador do São Paulo ainda ganhou uma aposta com o compatriota, que lhe havia prometido uma 'vaca e um cavalo' caso o recorde, estabelecido quando o centroavante atuava no Bremen, fosse atingido.

"A felicidade é muito grande. Conquistar um título importante e ainda terminar a competição como artilheiro é muito gratificante", afirmou o novo ídolo do Campeonato Alemão, que dedicou seus feitos a seu pai, Odair Libanio, falecido em novembro do ano passado. "Queria que ele estivesse aqui hoje para ver tudo isso. Acho que ele estaria muito orgulhoso".

Após, como ele próprio assinalou, 'fazer história' em solo europeu, Grafite passará as férias no Brasil ao lado da família. Já o outro canarinho do Wolfsburg, o volante Josué, seguirá um caminho diverso, visto que está convocado para defender a seleção nacional primeiro nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e depois na Copa das Confederações.

Imprimir