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MT integrado contempla também quatro interligações regionais

DA Assessoria/Setpu-MT

O programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu-MT) “Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo” contempla a execução de rodovias estaduais em 37 municípios das 12 regiões da divisão política de Mato Grosso e de quatro interligações regionais que totalizam cerca de 2.100 quilômetros de estradas de chão que serão asfaltadas até 2014. As quatro interligações regionais que entraram no programa cumprem o objetivo de levar desenvolvimento com sustentabilidade a todos os municípios do Estado. Foram selecionadas as MTs 270/040, 338, 020 e 030.

O aeroporto Maestro Marinho Franco em Rondonópolis (212 Km ao Sul da Capital) é uma alternativa para o Aeroporto internacional Marechal Rondon de Cuiabá. Na Copa do Mundo de 2014 o aeroporto de Rondonópolis será estrategicamente o número dois do Estado. A pavimentação de 77 quilômetros da MT-270/040 - trecho Mimoso a São Lourenço de Fátima - possibilitará o tráfego de Cuiabá a Rondonópolis com desvio da Serra de São Vicente na BR-364, onde há grande fluxo de carretas e bi-trens e elevado número de acidentes que muitas vezes interditam a rodovia por horas.

No caso da MT-030 ela será uma opção à MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte da Capital). A rodovia já está planejada e passa há 11 km de Chapada dos Guimarães por uma veia conhecida por Estrada das Emas e que na sequência termina no contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel). Com a pavimentação asfáltica de 38,9 km da MT-030, a MT-251 seria transformada em uma Estrada Parque e o tráfego pesado então será desviado da MT-251 para a MT-030.

Já a pavimentação asfáltica de 240 km da MT-020 entre os municípios de Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) e Paranatinga (373 km ao Sul da Capital) diminuirá em mais de 100 quilômetros o percurso de ligação entre o Vale do Araguaia e Cuiabá. Atualmente, o escoamento da produção de gado e soja da região precisa passar por Barra do Garças o que encarece o valor do frete.

Na MT-338, conhecida como Estrada da Baiana, a interligação também é necessária para o escoamento de produção que deixará de ser realizado por estrada de chão. A região de Juara (709 km a Médio-Norte de Cuiabá) possui alta produtividade de madeira, gado, e entre Itanhangá (450 km ao Norte) e Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte) de soja. Serão pavimentados 95 km entre Juara e Tapurah, que igualmente promoverão redução no custo do escoamento da produção local.

Municípios que foram incluídos no MT Integrado, Sustentável e Competitivo:
Região Noroeste – Aripuanã, Cotriguaçu e Rondolândia;
Região Norte – Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Guarita, Nova Monte Verde e Terra Nova do Norte;
Região Nordeste – Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antonio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia e São José do Xingu;
Região Leste – Araguaiana, Araguainha, Campinápolis, Nova São Joaquim, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu,
Região Sudeste – Gaúcha do Norte e Tesouro;
Região Sul – Nova Brasilândia e Planalto da Serra;
Região Sudoeste – Reserva do Cabaçal e Vale de São Domingos;
Região Oeste – Porto Estrela;
Região Centro-Oeste – Nova Maringá e São José do Rio Claro;
Região Centro – Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato;
Região Noroeste II – Tabaporã;
Região Centro Norte – Cláudia, Feliz Natal e União do Sul.
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