Imprimir

Notícias / Economia

Indústria em MT cresce mais que a média nacional

Da Redação/Thalita Araújo

A projeção de crescimento da indústria em Mato Grosso é de 4% neste ano, segundo análises da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Fiemt. O número revela um desenvolvimento maior que aquele esperado em nível nacional para o mesmo período. Uma perspectiva interessante neste 25 de maio, em que se comemora o Dia da Indústria.

O presidente da Fiemt, Mauro Mendes, diz que o Estado é hoje uma grande potência brasileira ligada à produção primária e que tem todas as condições de tornar-se uma potência também na indústria de transformação. “Embora tenhamos desafios, estamos no caminho correto”, afirma Mauro.

O crescimento de 4% previsto para o setor é fruto dos investimentos e das políticas que vem sendo criados para a área industrial. “É a consolidação dos trabalhos e investimentos que estão sendo feitos nos últimos anos, principalmente nos últimos quatro”, diz. Dentre esses investimentos destacam-se os de infraestrutura e energia.

Mendes ressalta que os programas de incentivos fiscais também são muito importantes para a atração de investimentos industriais na região e colaboram decisivamente na projeção de crescimento no setor para este ano.

O presidente da Fiemt explica que a competitividade entre os estados brasileiros na atração de indústrias é muito grande, mas que Mato Grosso tem muitas vantagens e está conseguindo seu espaço, principalmente por conta de políticas de atração, que estão conseguindo mostrar ao país, cada vez mais, a potencialidades do Estado.

Outras projeções para o ano, segundo análises da Fiemt, são que o Estado continue com o “crescimento diversificado e descentralizado”, como diz Mauro Mendes, explicando que a indústria está cada vez mais espalhada dentro do Estado e diversificando-se nos mais diferentes setores. “Várias cidades no interior estão recebendo importantes indústrias”, diz. Segundo ele, Mato Grosso tem hoje por volta de 14 mil empresas registradas como industriais.
Imprimir