Imprimir

Notícias / Agronegócios

Governo lança Contrato de Opção para compra de arroz

Da Assessoria/Conab

Cooperativas e produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina poderão garantir, nesta terça-feira (26), a venda antecipada ao governo de cerca de 132 mil toneladas de arroz. A Conab vai leiloar 4.888 Contratos de Opção, sendo 4.444 para rizicultores gaúchos e 444 para catarinenses. Será o maior volume de títulos ofertados para o setor em um único leilão neste ano.

Cada contrato prevê a venda de 27 toneladas de cereal, no dia 1º de outubro, por R$ 16.389. Para comprar os papéis, o produtor deve procurar uma Bolsa de Mercadoria em sua região e autorizar um corretor a realizar a operação em seu nome. A Conab mantém em site uma lista com 25 instituições atualmente habilitadas.

Nos outros três leilões realizados em 2009, foram ofertados 11.112 contratos e negociados 9.164. Caso os produtores decidam executar seus contratos, 247,43 mil toneladas irão abastecer os estoques públicos. “A expectativa é que os produtores mantenham o interesse nos leilões, já que o mercado vem praticando preços inferiores aos estabelecidos pelos contratos”, explica o superintendente da estatal no RS, Carlos Farias.

Leilão – O Contratos de Opção de Venda funciona como uma proteção contra possíveis quedas de preços. Ao arrematar o título, o agricultor tem a garantia de que conseguirá vender seu produto por R$ 30,35 a saca de 50 quilos. Se na data combinada os preços pagos pelo mercado estiverem maiores que o oferecido pelo governo, o rizicultor pode vender sua produção diretamente à indústria.
Imprimir