Imprimir

Notícias / Cidades

Comunitários debatem segurança com PM, na Ucamb

Da Assessoria/Ucamb

O movimento comunitário da Grande Cuiabá se reúne nesta segunda-feira, a partir das 17h30, na Casa do Comunitário (Avenida XV de Novembro), com o Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, para discutir alternativas no combate à criminalidade e, conseqüentemente, para a redução da violência na Capital e em Várzea Grande.

Existe o consenso na cúpula da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de que somente a participação das bases populares e organizações sociais tendem a reduzir a violência, na Grande Cuiabá.

Representantes das comunidades, como presidentes e vice-presidentes de Associação de Moradores, Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg´s). A cerimônia de posse será às 19h, no auditório da Secretária de Infra Estrutura (Sinfra).

O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, observa que, historicamente, o movimento comunitário funciona como um facilitador entre as polícias na resolução dos problemas relativos à segurança pública, nos bairros. Eles levantam problemas e até apresentam soluções para a segurança.

“O trabalho fica muito mais ágil, quando a comunidade passa a atuar de forma organizada com a polícia do seu bairro. Os resultados são extremamente positivos”, assinala Édio Margins, com larga experiência no movimento comunitário.

O gerente executivo da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, Moacy Alves Carvalho, o ‘Jotinha’, que é, também, vice-presidente da Ucamb, observa que, junto com as Associações de Moradores e Clubes de Mães, há ainda o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). “Temos resultados muito bons as comunidades interessadas em saber mais sobre o trabalho do Conseg podem entrar em contado com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone 613-5554”, explica Moacy Carvalho.
Imprimir