Imprimir

Notícias / Esportes

Teixeira e Havelange receberam subornos da ISL--tribunal suíço

Reuters

O ex-presidente da Fifa João Havelange e o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira receberam suborno de milhões de dólares em acordos relacionados com a Copa do Mundo, segundo documentos judiciais divulgados nesta quarta-feira.


Havelange, que foi presidente da Fifa entre 1974 e 1998, recebeu pagamento de 1,5 milhão de francos suíços (1,53 milhão de dólares) em março de 1997 das mãos da agora extinta empresa de marketing esportivo ISL.


Teixeira, ex-genro de Havelange e que presidiu a CBF de 1989 até renunciar em março deste ano, recebeu 12,7 milhões de francos suíços (12,44 milhões de dólares) entre 1992 e 1997, de acordo com os documentos.


Os documentos, divulgados após pressão de vários veículos de imprensa, revelam detalhes de um caso julgado pela Justiça suíça em maio de 2010. Essa é a primeira vez que os dois dirigentes tiveram seus nomes oficialmente divulgados por envolvimento no escândalo.


As acusações criminais contra Havelange e Teixeira foram arquivadas depois que ambos fizeram um acordo de compensação financeira.
Imprimir