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Caixa-preta de avião que caiu na Bahia e matou 14 será analisada em São Paulo

Folha Online

A caixa-preta do bimotor King Air B350, prefixo PR-MOZ, que caiu entre os distritos de Trancoso e Arraial D'Ajuda, na sexta-feira (22), matando 14 pessoas, será analisada em São Paulo, segundo informou nesta segunda-feira a FAB (Força Aérea Brasileira).

O equipamento foi localizado no sábado (23).

Segundo o tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, chefe da divisão de relacionamento com a imprensa da FAB, peritos encontraram a "voice data recorder", que grava o diálogo dos pilotos, mais conhecida como caixa-preta. Coronel Henry informou que esse tipo de aparelho não possui o "flight data recorder", com informações do equipamento eletrônico.

Em geral a caixa-preta de voz grava os últimos minutos de conversa na cabine e som de motores e comandos em uso.

O dispositivo chegará na noite de hoje a São Paulo. Sem detalhar qual é o local exato que será feita a análise, coronel Henry disse apenas que a oficina é credenciada para prestar esse serviço.

O motor da aeronave, que já está no Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Recife (PE), será encaminhado nos próximos dias ao CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), onde será analisado.

Reconhecimento

O IML (Instituto Médico Legal) da Bahia informou hoje que ainda aguarda o recebimento de material genético para reconhecimento de corpos.

Um total de dez corpos já foi reconhecido. Faltam identificar ainda os corpos de Lucila Carvalho Lins, mulher de Wright; Vera Lúcia Mércio, tia-avó do empresário; Nelson Caminha Affonseca (piloto), e de Rosângela Pereira Barbosa, babá de uma das crianças.

O IML informou que os chamados exames de antropologia forense --que se valem de materiais como prontuário de arcada dentária e ossos-- já estão sendo realizados mas ainda não possibilitaram o reconhecimento de todos. Devido a isso é mais provável que apenas o teste de DNA possa revelar a identidade dos corpos.

Até a noite deste domingo, foram identificados os corpos das seguintes vítimas: Roger Ian Wright; Verônica Luchsinger Wright Faro; Rodrigo de Mello Faro; Victoria Wright Faro; Gabriel Wright Faro; Felipe Luchsinger Wright; Heloísa Alqueres Wright; Francisco Alqueres Wright; Nina Pinheiro e Jorge Lang Filho, piloto da aeronave.

Ainda não há uma previsão para que os corpos sejam liberados. Assim que os corpos dos integrantes da família de Wright forem liberados pelo IML, eles serão encaminhados para São Paulo, onde devem ser enterrados no cemitério do Morumbi. A hipótese mais provável é que todos devem ser trasladados juntos.

Acidente

O acidente ocorreu por volta das 21h de sexta-feira (22), a cerca de 150 metros da pista de um aeroporto privado do hotel Terravista. Testemunhas relataram ter visto uma explosão logo após a queda. Segundo a Polícia Militar, chovia muito no momento do acidente. A aeronave havia saído por volta das 18h30 de Congonhas (zona sul de SP).

A aeronave, um bimotor King Air B350, prefixo PR-MOZ, caiu entre os distritos de Trancoso e Arraial D'Ajuda.

Investigação

A FAB (Força Aérea Brasileira) irá apurar se um eventual defeito no motor do avião pode ter provocado o acidente que causou as 14 mortes.

"Quatro minutos antes do acidente o piloto avisou [a torre de controle aéreo] que estava tudo bem. Alguma coisa aconteceu nestes últimos quatro minutos, e é isso que precisamos apurar", disse o coronel.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou no sábado que o bimotor estava em situação regular e havia passado por inspeção recentemente.
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