Imprimir

Notícias / Agronegócios

Zoneamento da cana será decidido pelo presidente, afirma Stephanes

AE

 O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes evitou o conflito com seu colega do Meio Ambiente, Carlos Minc, em relação à questão do zoneamento agroclimático para o plantio da cana-de-açúcar. Ele disse que a polêmica sobre o assunto será resolvida "pelo presidente da República, sob o ponto vista técnico".

O ministro Minc voltou a criticar, após o período de trégua, a intenção do Ministério da Agricultura de liderar o cultivo da cana-de-açúcar na região entre  Mato Grosso e  Mato Grosso do Sul, que formam a bacia do Pantanal. "Isso é uma questão técnica e não política e quem pode decidir politicamente não sou eu e nem o ministro Minc, é o presidente da República, sob um ponto de vista técnico", disse Stephanes.

O ministro defendeu que os zoneamentos agroclimáticos para cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul e o do Governo Federal já garantem o plantio da cultura em áreas daquele Estado e que "a questão básica é a de proteger os lençóis freáticos e o Pantanal". Ainda de acordo com Stephanes, a medida "em que a Embrapa Meio Ambiente diz que o risco (de plantio) é zero a decisão cabe ao governo". Indagado se as declarações do ministro Minc tinham um cunho político e não técnico, Stephanes rebateu: "isso é um problema dele", concluiu o ministro.
Imprimir