Imprimir

Notícias / Mundo

República Tcheca confirma primeiro caso de gripe suína

Folha Online

O Ministério da Saúde tcheco confirmou o primeiro caso de gripe suína A (H1N1) no país em um homem que voltou recentemente de uma viagem a Nova York.

A vítima, que tem 29 anos e vive em Praga, foi ao médico 24 horas com dificuldades para respirar depois de voltar à República Tcheca. Segundo o ministério, agora, ele está isolado em casa, não apresenta mais sintomas e seu estado de saúde melhorou.

As nove pessoas que tiveram contato com ele, entre membros da família e colegas de trabalho, estão em observação.

O vírus da gripe suína contagiou 12.515 pessoas em 46 países e causou, até agora, 91 mortes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). No entanto, os números podem estar subestimados porque, segundo a organização, alguns países mais afetados, os Estados Unidos entre eles, deixaram de informar o total de infectados.

Ainda assim, a OMS contabiliza os casos constatados desde que o vírus foi identificado, no fim de março, no México, mas sem retirar das estatísticas os pacientes já recuperados.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir