Imprimir

Notícias / Cidades

Deputados conhecem a nova sistemática operacional da Polícia Militar

Da Assessoria

A nova sistemática operacional da Polícia Militar de Mato Grosso foi apresentada, nesta segunda-feira (25), à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. As mudanças foram anunciadas pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Diógenes Curado, e pelo comandante geral da PM, coronel Antônio Campos Filho.

Os deputados Guilherme Maluf, José Domingos e Carlos Brito conheceram um pouco mais sobre os investimentos do setor, que chegam a R$ 60 milhões. Os deputados também fizeram questionamentos sobre a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), que será extinta e incorporada ao novo Batalhão de Força Tática, em fase de implantação.

Segundo o coronel Campos Filho, o Batalhão de Força Tática está sendo criado para ampliar a capacidade operacional da PM e criar uma nova filosofia de trabalho dentro da corporação. “Toda a estrutura militar do Estado estará pautada na filosofia de polícia comunitária, que visa à proximidade e integração com a população”, afirmou o coronel. Ele ressaltou ainda que nada mudará no policiamento ostensivo feito diariamente.

O deputado José Domingos disse que acredita neste novo modelo de segurança que está sendo implantado. “Achei o projeto bastante interessante. A polícia, a exemplo de outros estados, estará mais próxima da população”.

Já o deputado Carlos Brito defendeu a importância da Rotam para a sociedade. “Está sendo proposto o fim de uma força tática especializada. Essas mudanças precisam ser bem esclarecidas para evitar prejuízos à sociedade”.

Para o presidente da Comissão de Segurança, deputado Guilherme Maluf, há alguns questionamentos que ainda precisam ser respondidos sobre a criação do Batalhão de Força Tática. “Precisamos saber mais como será feita essa incorporação, pois a Rotam é uma força de choque que atua diretamente no combate ao crime e a nova proposta está pautada nas diretrizes e filosofia de polícia comunitária”, declarou o parlamentar.

Durante a audiência pública que ocorrerá nesta quarta-feira (27), para debater a violência em Mato Grosso, o coronel Campos Filho prestará mais esclarecimentos sobre as novas mudanças que estão ocorrendo na segurança do Estado.
Imprimir