Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Pausas durante esforços repetitivos ajudam a prevenir tendinite e bursite

Bem Estar

Pequenos hábitos do dia a dia como torcer um pano, levantar objetos, digitar ou até mesmo usar o celular podem causar bursite e tendinite.

Para evitar esses problemas, é importante movimentar-se da maneira correta e saudável, como mostrou a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luso, no Bem Estar desta sexta-feira (13).

É preciso cuidado também ao realizar movimentos repetitivos. Eles exigem pausas prolongadas, ou seja, é importante parar a cada hora e realizá-los da maneira correta. Para prevenir, é importante também beber muito líquido, o que ajuda a preservar as articulações. Aquecer os músculos e fortalecê-los com exercícios físicos também ajuda na prevenção.
saiba mais

Exclusivo na web: especialistas explicam como proteger as articulações
Postura e descanso são importantes para evitar lesões por repetição
Sobrecarga na musculação pode provocar lesões nos joelhos
Especialistas explicam como joelhos funcionam e como evitar lesão e dor
Veja mais notícias de ortopedia

Como mostrou o ortopedista Luiz Batata, a bursite é uma inflamação nas bursas, “bolsinhas” que protegem não só as extremidades ósseas dos ombros, mas também de outras partes do corpo como os cotovelos, joelhos e quadris.

Ao sobrecarregar o ombro com peso, pode inflamar a articulação, o que pode causar tanto bursite como a tendinite, que é uma inflamação nos tendões, que são as estruturas que ligam os músculos aos ossos.

As dores das duas inflamações são parecidas e uma pode causar a outra. Mas é importante saber que ambas podem ser evitas, têm tratamento e têm cura.

Traumas, como dormir em um colchão duro, também podem causar problemas. Outros fatores como carregar bolsas e sacolas da maneira errada também oferecem riscos.

Se for impossível evitar carregar muito peso, o ideal é optar por sacolas com as alças mais largas, para distribuírem bem o peso e diminuir a força nas estruturas ósseas. É recomendável também não carregar tudo nas mãos e distribuir o peso pelos braços.
Sacola velha Bem Estar (Foto: Mariana Palma/G1)A terapeuta ocupacional Maria Cândida Luso
mostra como uma alça mais velha pode prejudicar
(Foto: Mariana Palma/G1)

Caso a sacola já esteja mais velha e a alça esteja afinando, a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luso orienta a passar com o ferro a alça para deixá-la larga e não causar problemas.

No caso das mochilas, o correto é usar as duas alças, de preferência alcochoadas, e não apoiá-la em um só ombro para não provocar problemas de postura.

Outro problema apontado pela terapeuta é o uso do celular. O ideal é usar as duas mãos para digitar e não exagerar na repetição dos movimentos. Para falar ao celular, o certo é sempre segurar com uma mão e revezar os braços para evitar a fadiga. Não é ideal segurar o telefone com o ombro porque isso pode causar dores.

O vídeo ao lado mostra como as pessoas carregam as sacolas normalmente. Veja quais problemas o excesso de peso pode causar.

A bursite e a tendinite são mais freqüentes nas mulheres de meia idade e em pessoas que repetem sempre os mesmos movimentos.

Segundo o ortopedista Luiz Batata, compressas de água fria são mais efetivas para inflamações de tendão, mas as quentes também ajudam.

No vídeo ao lado, a dona Sônia conta como sofre com dores nos ombros e quadris por causa da bursite. Com a ajuda de uma reumatologista, ela pratica alguns exercícios com elástico para tratar o problema.

Ao contrário do que a maioria pensa, a massagem não ajuda e pode até piorar a inflamação. Uma das formas de tratamento é imobilizar a região. Caso a pessoa sinta dor nas articulações, é importante sempre procurar um médico.
Imprimir