Imprimir

Notícias / Turismo

Parcerias estimulam o turismo em Santos

Da Assessoria

Duas parcerias foram firmadas recentemente com o objetivo de impulsionar o turismo de Santos. A primeira, assinada entre a prefeitura e o Santos FC, agrega a marca do clube ao roteiro oficial da Setur (Secretaria de Turismo). A segunda já pode ser aproveitada no próximo feriadão de 11 a 14 de junho. Realizada entre a agência de transportes e turismo Central de Fretes e os hotéis Atlântico e Mendes Plaza, oferece aos hóspedes desses estabelecimentos um ‘city tour’, mostrando os principais pontos turísticos da cidade.

“O Santos é o maior relações-públicas que uma cidade poderia ter. Embora seja uma instituição privada, o time é também um patrimônio público. Buscar meios para estreitar as relações entre o clube e cidade é um ganho para o munícipe”, enfatizou o prefeito João Paulo Tavares Papa. Ao revelar que os bondes que circulam na linha turística do Centro Histórico ganharam nomes, ele já antecipou que um dos veículos será denominado ‘Santos Futebol Clube’.

Pelo termo de cooperação assinado, cabe à Setur distribuir material de divulgação do alvinegro praiano nos postos de informações turísticas e em feiras de turismo de que participe, além de fornecer apoio técnico para elaboração de ‘layouts’ e divulgação dos equipamentos da agremiação em seu material institucional. A Secretaria também vai sugerir que os ônibus de turismo e dos que transportam passageiros para os navios de cruzeiros transitem em frente ao Estádio Urbano Caldeira, como já acontece com os veículos da Linha Turística Conheça Santos.

O clube, por sua vez, autoriza o uso institucional de sua marca, símbolos e imagem, bem como da imagem de seus atletas; compromete-se a fornecer o material institucional impresso referente aos seus equipamentos para distribuição nos Postos de Informações Turísticas (PIT) e nas feiras de turismo; disponibiliza suas instalações para visitas programadas de turistas, concedendo descontos e outras vantagens a esses visitantes.

O presidente do SFC, Marcelo Teixeira, assim como a secretária de Turismo, Wânia Seixas, disse que a parceria é importante para a cidade: “Os esforços que vêm sendo feitos em relação ao clube favorecem a área do turismo”. Presente ao evento, o diretor de Turismo de Negócios da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso, observou que o município é associado ao clube com muita frequência. “É impossível não fazer referência ao time em eventos e feiras fora do Brasil, quando o nome da cidade é citado. Iniciativas assim colocam definitivamente a cidade no mapa da Copa do Mundo de 2014, projetando ainda mais a imagem do município em todo o País e no exterior”, afirmou.




Turismo Receptivo

Quem estiver se programando para uma esticada no próximo feriadão em Santos, pode aproveitar a parceria da Central de Fretes com dois hotéis que oferecem city tour, com itinerário de que constam várias atrações, como as praias, o Aquário Municipal e equipamentos do Centro Histórico, entre eles a Bolsa Oficial de Café.

O gerente da Central de Fretes, André Luís de Freitas Souza, explica que a proposta teve início na Páscoa, com bons resultados. “Levamos aproximadamente 50 pessoas”. Segundo Freitas, com o hotel Atlântico o valor do ‘city tour’ é embutido nos pacotes, com prévio conhecimento dos hóspedes, que assim têm a opção de realizar o passeio, que conta com guia de turismo. Já no Mendes Plaza, o pagamento é feito posteriormente, caso o hóspede se interesse pelo city tour, que dura entre quatro e cinco horas ao custo de R$ 40,00 a R$ 60,00.

A gerente comercial do Hotel Atlântico, Flávia Parasenti, explica que o city tour está embutido no pacote de três dias. “Hospedagens de um ou dois dias não dão direito ao passeio”.
Imprimir