Imprimir

Notícias / Cidades

Clínica de estética é interditada após clientes serem contaminadas em MT

Da Redação - Priscilla Vilela

Uma clínica de estética situada no bairro Consil, em Cuiabá, foi parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária depois que 22 pacientes que faziam aplicações subcutâneas de uma enzima para eliminar gorduras localizadas contraíram uma micobacteriose, cujos efeitos são semelhantes aos de uma infecção hospitalar.

A contagem de 22 infectadas pelas bactérias é da Vigilância Epidemiológica Estadual, mas, segundo o coordenador do órgão, Juliano Silva Mello, esse número pode ultrapassar 35 pessoas.

“Ainda não se sabe se a infecção se deu pela assepsia do local, armazenamento ou higiene na hora de manusear a enzima. O fato é que todos os procedimentos invasivos da clínica foram interditados, como as aplicações e outro procedimento chamado carboxterapia”, afirmou Mello.

Segundo o coordenador, as mulheres apresentaram sintomas de infecções locais que com o tempo começaram a virar feridas. O tratamento é longo, de no mínimo seis meses, com acompanhamento médico de dois anos.

“Se não for tratada, a infecção pode evoluir, se espalhar e afetar diversas áreas, deixando sequelas e cicatrizes que só podem ser revertidas por meio de cirurgias plásticas”, explicou.

A própria clínica está fazendo uma triagem das pacientes submetidas ao procedimento e encaminhando ao tratamento. Mesmo assim, a Vigilância Epidemiológica disponibilizou o número 0800 647 1201 e quem tiver dúvida pode entrar em contato e saber onde procurar tratamento.



Atualizada
Imprimir