Imprimir

Notícias / Esportes

UFC 149: Antes de lutar pelo cinturão, Renan Barão terá que vencer o duelo contra a balança

Globo Esporte

Finalmente chegou a hora de Renan Barão encarar um dos adversários mais duros em seu caminho rumo à conquista do cinturão interino dos pesos-galo do UFC. E não estamos falando do americano Urijah Faber, rival do brasileiro, no UFC 149, dia 21, em Calgary, no Canadá. Desde ontem, a batalha do potiguar é contra a balança.

Uma semana antes da pesagem oficial, que será realizada na próxima sexta-feira, Barão está 12 quilos acima do limite da categoria (61kg). Apesar de estar longe de ser impossível, perder o excesso de peso não é uma missão das mais agradáveis para nenhum lutador.

— Encaro qualquer um, mas a balança não é brincadeira. Para mim, esta é a pior parte. O resto eu tiro de letra — disse Barão, sorridente.

A receita para ganhar o duelo com a balança não tem mistério. Desde quarta-feira, dia em que recebeu das mãos do técnico Dedé Pederneiras a dieta para a luta, Renan Barão se prepara psicologicamente para fechar a boca.

— São seis refeições por dia, a cada três horas. É bem menos do que ele gostaria, mas bem mais do que pode — revelou o treinador, explicando o motivo das refeições fracionadas: — Como o Renan vai passar a se alimentar em uma quantidade bem menor do que está acostumado, ele não pode ficar muito tempo sem comer. Quando isso acontece, o organismo entende que tem que poupar para o futuro e diminui a queima, o que prejudica a perda de peso.

A torcida brasileira, porém, pode ficar tranquila, já que a prática é uma rotina não só no MMA (artes marciais mistas), mas nas lutas em geral. Além de não ficar debilitado, a previsão é de que, após bater o peso, Barão recupere, de um dia para o outro, cerca de dez quilos.

— Estamos trabalhando dentro do cronograma. A gente sempre começa a baixar o peso uma semana antes da pesagem, já que esperamos a última atividade forte antes da luta. Como o Renan treinou com o sparring, na quinta-feira, chegou a hora — concluiu Pederneiras.

José Aldo sabe o caminho para derrotar Faber

Com a viagem para o Canadá marcada para a próxima segunda-feira, Renan Barão aproveita os últimos momentos no Brasil para receber o apoio dos colegas da equipe Nova União. Algoz de Urijah Faber no extinto World Extreme Cagefighting (WEC), o atual campeão dos pesos-pena do UFC, José Aldo, sabe bem o que o potiguar precisa fazer para sair vencedor do duelo contra o "California Kid".

— O Faber é um lutador experiente, mas não tem mistério. É só o Renan manter a calma que ele vence e volta com o cinturão — disse
Imprimir