Imprimir

Notícias / Política BR

No Recife, Ibope pesquisa índice de rejeição entre candidatos à prefeitura

G1

O Ibope, que divulgou nesta segunda-feira (16) os primeiros números das intenções de voto para a disputa pela Prefeitura do Recife, apurou também o percentual de rejeição entre os candidatos pesquisados. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de Pernambuco.

Mendonça Filho (DEM) é o que aparece com maior índice, ou seja, são pessoas que dizem que não votariam no candidato de jeito nenhum. A rejeição apontada para cada candidato é: Mendonça, 28%; Humberto Costa (PT), 27%; Daniel Coelho (PSDB) e Edna Costa (PPL), 18%; Jair Pedro (PSTU), 16%; Esteves Jacinto (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB), 15%; Geraldo Júlio (PSB), 14%; poderia votar em todos, 9%; não sabe/não respondeu, 20%.

O Ibope pesquisou, ainda, como os eleitores da capital pernambucana avaliam a gestão do prefeito João da Costa (PT), do governador Eduardo Campos (PSB) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Veja os números:

Avaliação da administração de João da Costa, na cidade do Recife:
Ótimo - 5%
Bom - 19%
Regular - 39%
Ruim - 11%
Péssimo - 25%
Não sabe/não respondeu - 1%

Avaliação da administração de Eduardo Campos, na cidade do Recife:
Ótimo - 21%
Bom - 42%
Regular - 27%
Ruim - 4%
Péssimo - 4%
Não sabe/não respondeu - 1%

Avaliação da administração de Dilma Rousseff, na cidade do Recife:
Ótimo - 21%
Bom - 44%
Regular - 22%
Ruim - 5%
Péssimo - 7%
Não sabe/não respondeu - 1%

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número 00046/2012.

Primeira pesquisa
De acordo com os números divulgados pelo Ibope em sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife, este ano, o candidato do PT, Humberto Costa, aparece com 40% na pesquisa estimulada, seguido por Mendonça, do DEM, que soma 20%.

Veja os números completos:

Humberto Costa (PT) - 40% das intenções de voto
Mendonça (DEM) - 20%
Daniel Coelho (PSDB) - 9%
Geraldo Júlio (PSB) - 5%
Esteves Jacinto (PRTB) - 2%
Edna Costa (PPL) - 1%
Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - Não pontuou
Branco/nulo - 14%
Não sabe/não respondeu - 7%

Pesquisa espontânea
O Ibope também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nesta situação, cerca 57% declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência e 17% declaram intenção de votar em branco ou nulo. Nessa medida espontânea, Humberto Costa tem 11%, Mendonça, 4% e os demais nomes citados espontaneamente não ultrapassam 2% cada um.

Problemas no Recife
A pesquisa ouviu ainda os eleitores a respeito dos problemas na capital pernambucana. De acordo com os entrevistados, a área em que a população do Recife está enfrentando os maiores problemas são: Saúde (37%), Segurança Pública (11%), Rede de esgoto (8%), Educação (7%), Transporte coletivo (6%), Calçamento de ruas e avenidas (6%), Trânsito (5%), Limpeza pública (3%), Assistência social (2%), Geração de empregos (2%), Iluminação pública (2%), Abastecimento de água (2%), Habitação (2%), Administração Pública (2%), Corrupção (2%) e Opções de Lazer (1%).

Interesse
O levantamento também perguntou à população sobre o interesse pelas eleições que ocorrerão este ano. Dentre os pesquisados, 39% afirmam não ter nenhum interesse; 26% dizem ter pouco interesse; 21% interesse médio; 13% muito interesse; e 1% não sabe/não respondeu.
Imprimir