Imprimir

Notícias / Política BR

Na liderança, Manuela diz que 'pesquisa não vence eleição'

Terra

O resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Methodus para a prefeitura de Porto Alegre (RS), divulgado nesta terça-feira, foi analisado com otimismo e prudência pela candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila. Ela aparece na primeira colocação, com 38,6%, seguida do atual prefeito, José Fortunati (PDT), que tem 33,5%, e do petista Adão Villaverde (7,4%). No Facebook, a comunista afirmou que acordou "com a animadora pesquisa em que nossa candidatura lidera em todos os cenários. Mas nossa turma sabe que pesquisa não vence eleição. Nossa caminhada é longa e construída todos os dias nas ruas da cidade."

Veja o cenário eleitoral nas capitais


"Vamos seguir conversando com Porto Alegre e construindo essa bela caminhada. Sem máquinas eleitorais, mas com muita convicção!", disse Manuela. A pesquisa aponta também que em quarto lugar aparece o candidato Roberto Robaina (PSol), com 1,8%. Os últimos colocados foram Wambert Di Lorenzo (PSDB), com 1%; Érico Corrêa (PSTU), com 0,9%; e Jocelin Azambuja (PSL), com 0,4%. O percentual de brancos e nulos ficou em 7,9%. Outros 8,5% dos 1,6 mil entrevistados disseram não saber em que vão votar.

Para o coordenador político da campanha de Fortunati e presidente municipal do PDT, deputado federal Vieira da Cunha, os números não surpreendem e mostram uma corrida equilibrada. Ele acredita que o PT irá crescer e entende que somente após o começo da campanha no rádio e na TV, em 21 de agosto, é que se poderá ter um cenário mais realista das intenções de votos.

"A campanha praticamente iniciou e a pesquisa hoje ainda não é um indicador seguro do que vai ocorrer. Ela apenas aponta o potencial de cada candidato, muita água vai rolar por baixo dessa ponte. Temos certeza de que estamos fazendo um excelente trabalho e acreditamos na vitória. Não se pode dizer o que vai acontecer numa eleição com tanta antecedência", salientou o deputado.

"Achamos que a candidatura do Villaverde vai crescer e que o PT tem potencial de votos maior do que o expressado hoje. Na medida em que ele melhorar, esperamos que seja em cima dos percentuais de Manuela", completou Vieira da Cunha. As simulações de segundo turno mostram a comunista com 46,7%, contra 39,3% do atual prefeito; Fortunati com 57,6%, contra 20,1% de Villaverde, e Manuela com 62,9%, contra 16,1% de Villaverde.

PT fala em curva ascendente
Mesmo abaixo dos primeiros colocados, o PT se disse satisfeito com o resultado do levantamento e acredita que Villaverde fará uma "curva ascendente" nas próximas semanas. "As pesquisas nessa época são mais curiosidade do que avaliação. Temos uma candidatura se consolidando e evoluindo de forma sustentada e gradativa. Todo mundo está satisfeito e vê que a resposta da agenda é muito positiva. Há uma trajetória longa pela frente. A nossa será com uma curva ascendente", disse Gerson Almeida, coordenador da campanha petista.

De acordo com o presidente municipal do PCdoB, Adalberto Frasson, a pesquisa "confirma a ideia de que Porto Alegre quer renovação": "Ela reflete o momento, estamos contentes porque é isso que sentimos no dia a dia. Há um sentimento na cidade de que é preciso renovar, dar um passo adiante. Vamos continuar a batalha, sabemos que campanha é um processo e temos muito trabalho pela frente.

A pesquisa, contratada pela empresa jornalística Caldas Júnior e divulgada no jornal Correio do Povo, foi realizada de 11 a 14 de julho e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) tem o número RS-00035/2012.

Imprimir