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Notícias / Cidades

Orientações Curriculares do Estado respeitam Direitos Humanos

Da Assessoria/Seduc

As Orientações Curriculares de Mato Grosso permeadas por ações pautadas nos Direitos Humanos e respeito as diversidades foram avaliadas positivamente pela ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da presidência da República, Maria do Rosário Nunes, que recebeu na quarta-feira (18.07), durante a Caravana de Direitos Humanos, exemplares do material distribuído a todas as unidades escolares da rede estadual e que servem orientativos às práticas pedagógicas.

Por entender que o processo educativo é global, contínuo e condição para a garantia de demais direitos, a ministra afirmou que Mato Grosso tem se destacado na promoção de consolidação de uma cultura em direitos humanos. “Mato Grosso tem trabalhado de forma unificada, seja no combate ao trabalho escravo, contra abusos, torturas, na educação. O reconhecimento das situações nos possibilita o enfrentamento real”.

Durante a visita a Mato Grosso, a ministra Maria do Rosário sugeriu a inserção, no material destinado às unidades escolares, das diretrizes internacionais em direitos humanos. O objetivo é possibilitar a reflexão de mais de 450 mil estudantes sobre os próprios direitos e deveres, conferindo-lhes o direitos de conhecer os abusos que possam ser cometidos contra eles.

“O Plano Estadual de Educação de Mato Grosso já foi construído seguindo essas diretrizes”, explicou a professora Eva Auxiliadora de França, da Gerência de Diversidades Educacionais, responsável pela entrega do material a ministra durante visita na praça Alencastro, onde foram montadas estruturas para prestação de serviços à sociedade das mais distintas secretarias de governo, em Tendas da Cidadania.

A Secretaria de Estado de Educação é parceira da Caravana em Direitos Humanos e tem incentivado a participação coletiva nas oficinas temáticas que se realizam no período de 18 e 19 de julho, propondo a disseminação de conhecimento e reflexão sobre a importancia dos profissionais da educação no debate e prevenção ao trabalho escravo, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e jovens, entre outros temas.

Para a secretaria adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, tratar a educação como um direito humano significa que não deve depender das condições econômicas e de mercado. “O mais importante é conseguir que todas as pessoas possam exercer e estar conscientes de seus direitos. O direito a educação tem um sentido amplo, não se refere somente a educação escolar. O processo educativo começa com o nascimento e termina apenas no momento da morte. A aprendizagem acontece em diversos âmbitos, na família, na comunidade, no trabalho, no grupo de amigos e também na escola".

Educação na Praça

Durante toda a quarta-feira (18.07), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso levou para a praça Alencastro informações sobre as ações e projetos pedagógicos como o Mais Educação, Edital de Projetos, o Aplauso, a Biblioteca Escolar, e ainda disponibilizou a oferta de inscrições para as cerca de 20 mil vagas abertas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Mais de três mil orientativos e folders foram distribuídos à população.


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