Imprimir

Notícias / Copa 2014

Ministro diz que obras estão no vermelho e podem ficar atrasadas

Da Redação - Lucas Bólico

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (19) que as obras em Cuiabá estão atrasadas e podem ficar de fora da Copa do Mundo de 2014. De acordo com ele, o atraso se repete em Brasília, Natal e Manaus.

Ribeiro reportou que as obras em Cuiabá e nestas outras cidades enfrentam dificuldades como ausência de projetos executivos, licenciamentos ambientais e autorizações dos departamentos de preservação do patrimônio histórico.

Pelo menos 8% das obras de transporte urbano incluídas no pacote de infraestrutura para a Copa de 2014 estão com o sinal vermelho ligado, relatou o ministro. O ministro sinalizou que os cinco projetos de Cuiabá, Brasília, Natal e Manaus estão dentro do cronograma extraoficial mais rigoroso e que correm o risco de ficar fora do calendário da Copa.

Segundo informações do Portal IG, o governo trabalha com dois cronogramas para execução das obras, sendo um deles “mais rígido” e outro “mais conservador”. “Em outubro faremos um novo levantamento para saber se existe algum comprometimento das obras”, disse o ministro.

O governo já considera essas obras como projetos de infraestrutura comuns, rebaixando-as assim à categoria de mobilidade adotada em outros municípios.

Sinal amarelo

O Ministério das Cidades realizou um mapeamento das obras da Copa em julho, no qual identificou também que 36% das obras de transporte da Copa estão “com o sinal amarelo”. Mas estas não correm o risco de sair do cronograma oficial, uma vez que atendem ao esperado pelo governo para execução dentro do calendário extraoficial.

Ribeiro disse também que 56% dos empreendimentos ligados à infraestrutura urbana dos jogos de 2014 estão “sem problema nenhum”. Com informações do Portal IG.



Atualizada

Imprimir