Imprimir

Notícias / Cultura

Artistas plásticos são homenageados na AL e defendem reconhecimento da profissão

Da Assessoria

Os artistas plásticos mato-grossenses foram homenageados na segunda-feira (25) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Em sessão especial alusiva ao Dia do Artista Plástico, que reuniu renomados profissionais da cultura local, Riva defendeu a valorização da categoria através de políticas públicas que proporcionem condições necessárias para o desenvolvimento do setor. O parlamentar também reafirmou o compromisso de atuar junto na luta pelo reconhecimento da profissão, uma reivindicação antiga da categoria, mas que recebeu veto presidencial.

Riva explicou que já pediu o apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) e também dos senadores Leomar Quintanilha (PMDB/TO) e Jaime Campos (DEM/MT) para que juntos envidem esforços para derrubar o veto aposto ao projeto que prevê o reconhecimento da profissão. “Temos que acreditar e continuar trabalhando nessa luta e buscar políticas públicas que possam beneficiá-los”, afirmou, ao ressaltar que assim como o legislativo tem atendido as reivindicações, vai pressionar o Executivo para que ele também faça a sua parte.

Para ele, a homenagem ao Dia do Artista Plástico tem a finalidade de “reconhecer o trabalho daqueles que com sensibilidade e criatividade conseguem oferecer a todos um novo jeito de olhar o mundo, despertando nas pessoas os sentimentos mais nobres e humanos”.

Heleninha Botelho, presidente da Associação Cuiabana de Belas Artes (Acuba), destacou a necessidade do reconhecimento da profissão. “Que motivo teria o mundo sem as artes?”, questionou, ao lembrar que essa luta iniciou em 1989. E, desde então muitas ações para concretizar esse “sonho” foram feitas com o apoio de diversas entidades, inclusive da Sala da Mulher e da Assembleia Legislativa. “Esperamos que, a partir desta sessão solene, possamos contar com o apoio político nas esferas estadual e federal para atender aos nossos anseios”, disse.

Na ocasião, foi aberta uma exposição com telas que retratam a cultura mato-grossense. São pinturas primitivas, paisagismo e cotidiano. Como as telas Colheita de Milho e Pescador, do artista Adão Domiciano. Os visitantes também podem apreciar telas de Clóvis Irigaray; Deuseny Félix, dentre outros.

Residente em Bruxelas, na Bélgica, a brasileira Sandra Carrilho Ciota, que participou da solenidade, aproveita as vindas ao Brasil para adquirir novas telas. “Desta vez comprei seis telas chamadas de Palmeiras, do artista Josué Souza Gleriano, de Alto Araguaia. São peças belíssimas que retratam a cultura mato-grossense, e que são muito apreciadas na Bélgica. Aliás, sempre tenho alguma encomenda do trabalho dos nossos artistas”, informou.

É o caso da artista Odete Venâncio - natural de Presidente Venceslau/SP, reconhecida pelo trabalho temático indígena. Da mesma forma, a artista Rita de Cássia Nunes Rezende - natural de Bom Jesus do Itabapoana/RJ foi homenageado. Ela é formada em licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Fundação Universidade Mineira de Artes em Belo Horizonte/MG e reside em Cuiabá desde 1993.

Outras duas condecoradas com o título foram Elieth Povoa Grip - natural de Caparao/MG, Geógrafa, foi professora da UFMT na década de 1980. Possui diversos cursos voltados para Artes Plásticas e reside em Cuiabá desde 1971. Francisca Lopes Navarro - natural de São José do Rio Pardo /SP, iniciou seus estudos em 1995, no De Fátima Atelier, com especialização em aplicação dos meios acrílicos nas telas de estilo abstrato.

Riva homenageou os artistas relacionados abaixo com Moção de Congratulações:

Clóvis Irigaray, Adão Domiciano, Adir Sodré, Alair Fogaça, Antonio de Padua Nogueira Nobre, Agnaldo dos Santos Borges, Alessandra Keiko Okamura, Aline Figueiredo, Amâncio Ribeiro Alves, Antonio Pereira da Silva – SITÓ, Benedito Aleixo Cortez, Benedito Nunes, Benedito Silva, Cibele Bussik, Claudemir Ribeiro de Assumpção, Claudia Brecht, Cleuta Paixão, Cristina Ferreira da Silva, Dagmar Almeirda, Dalva de Barros, Deuseni Felix, Frede Fogaça, Geracy Escaliante Bianchini, Gilvaneta Borba, Heleninha Botelho de Campos Coelho, Hilda Conceição Kobayschi, Jaime Okamura, João Sebastião Costa, Jonas Barros, Jose Serafim Bertoloto, Lara Matana Donatoni, Linalva Alves de Souza, Lucia Moreira de Almeida e Lucia Picanço.

Também foram contemplados com a moção os artistas plásticos: Luciana Botelho de Campos Merthan, Maria Claudia Fuzari, Maria das Dores Soares Vital, Marlene Kirches, Marlene M Bizolo, Marli Pinto de Matos, Nilson Pimenta da Costa, Rafael Rueda, Rita de Cássia Brito, Rita Rezenda, Rubens Jose Haas, Salete Bergamin, Tanida Pelipin, Telio Fernandes, Valcides Arantes, Valdemar Souza Machado, Valdirana Favaro, Valque Rodrigues, Valdecy Feliciano de Oliveira, Victor Hugo dos Santos, Vitória Basaia, Zeilton Matos, Wender Carlos Cardoso Nascimento, Zilda Barradas, Wander José de Melo, Lázaro Borges Filho, Golberto Brasil, João Batista dos Santos, Edgar Sementino, José Antônio de Lara, Deusdete Antônio de Miranda, Jacira Vicente de Farias Miranda, Nilson Machado, Nildo Machado, Gilmar Patrício, Valdir da Silva, Armando Nunes, June Fontelle Cardoso, Leda Maira, Benedito de Jesus Leite – Denis Mares e Ivanildo de Souza pela sua contribuição para o fortalecimento do segmento cultural das Artes Visuais mato-grossense.
Imprimir