Imprimir

Notícias / Cidades

AL garante empenho na aprovação de cargos para o Ministério Público Estadual

Da Assessoria

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa vai apreciar, em caráter de urgência urgentíssima, a proposta que cria 50 cargos de assistente ministerial no Ministério Público Estadual. O projeto foi entregue ao presidente da Casa, deputado José Riva (PP) e ao primeiro-secretário, deputado Sérgio Ricardo (PR), nesta terça-feira (26), pelo secretário-geral do MPE, procurador Mauro Curvo. A intenção é a de atender todas as promotorias do interior do estado. A proposta pode receber o parecer de mérito em Plenário na sessão de hoje, às 17 horas.

“A Mesa Diretora se comprometeu em dar celeridade na votação desse projeto em função da necessidade de melhorar o atendimento da justiça no interior de Mato Grosso. Pois, entendemos que ao contar com os serviços desses novos assistentes os trabalhos terão maior agilidade no atendimento à população”, destacou Riva.

O primeiro-secretário disse que com a contratação, que além de cargos comissionados, também prevê uma parte para efetivos, os promotores poderão otimizar os trabalhos. “Em algumas promotorias ainda não há assistente ministerial, por isso nos comprometemos a apreciar o projeto que vai melhorar significamente os serviços prestados pela Justiça”, explicou Sérgio Ricardo.

Atualmente, são 100 profissionais assistentes. O projeto determina que para ocupar o cargo é preciso ser bacharel em Direito. O salário médio inicial é de R$ 2.600. “Vai melhorar não só para as promotorias como também à população porque no momento em que damos melhores condições de trabalho aos promotores, consequentemente, atenderão com mais presteza as necessidades da sociedade”, disse o promotor Curvo.

Ele justificou a urgência da aprovação e destacou como positivo o encaminhamento do projeto pela Mesa Diretora. “Agradecemos o apoio recebido dada a relevância do pedido. Ficamos satisfeitos com o empenho da Assembleia Legislativa em combater os problemas que existem no interior agilizando a prestação jurisdicional e melhorando as condições de trabalho dos colegas”, concluiu o promotor, ao frisar que a partir de agora cada promotor passará a ter um assistente para ajudar nas tarefas diárias.

TRÂMITES – Mesmo com a intensificação das audiências públicas e seminários sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) nas cidades pólos mato-grossenses, os parlamentares mantêm normalmente o ritmo das sessões ordinárias em Plenário. Com a limpeza da pauta regularmente, na apreciação de vetos, projetos, requerimentos e indicações, os deputados realiza semanalmente reunião do Colégio de Líderes e uma vez por mês a reunião da Mesa Diretora, tudo para otimizar os trabalhos e dar celeridade nas ações da Casa.
Imprimir