Imprimir

Notícias / Agronegócios

Governo atende pecuaristas e redução do ICMS é prorrogada

Da Redação C/ Assessoria-Acrimat

 O governador Blairo Maggi e o secretário de Fazenda, Eder Moraes, acataram a sugestão dos pecuaristas e prorrogaram por mais 30 dias a redução da alíquota do ICMS para a saída de de gado em pé destinado ao abate. Hoje, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso ( Acrimat), Mário Cândia, esteve reunido  com o governador  e o secretário de Fazenda,   solicitando a prorrogação da redução de ICMS de 7% para 3,5% nas operações relativas à saída interestaduais de gado em pé destinado para abate. “A Acrimat tem o governo como parceiro e explicamos para o governador e o secretário a importância para o setor prorrogar esse benefício, pois a situação não só na região Noroeste, continua a mesma, sem frigorífico para abater o gado. Eles compreenderam e concordaram na prorrogação de mais 30 dias da redução”, disse Mário Candia.

Segundo o presidente da Acrimat, o decreto do governo já previa a prorrogação, “mas o governo estava resistente a essa idéia, pois alguns empresários das indústrias frigoríficas se queixaram da medida. Porém, prevaleceu a necessidade de atender os pecuaristas”. Uma nova portaria deve ser publicada ainda esta semana pelo governo estadual, anunciando a prorrogação para todo mês de junho.

A redução da alíquota de ICMS trouxe um impacto imediato nos municípios da região Nordeste e parte da Sudeste, beneficiados com a medida. O abate de gado em pé para outros estados, mais que dobrou segundo levantamento do Imea, passando de 1.288 cabeças em janeiro para 3.200 cabeças em abril.

Com isso, do total de abate, a proporção dos animais abatidos fora do Estado subiu de 1,47% em janeiro, para 5,09% em abril. Com menos de 15 dias da publicação da medida, houve um impacto significativo no número de abate para fora do Estado, que pode amenizar as pressões baixistas dos preços nas regiões mais afetadas com a parada das indústrias.
Imprimir