Imprimir

Notícias / Agronegócios

Municípios do Vale do Rio Cuiabá podem ser beneficiados com implantação de um Agropólo

Da Assessoria

Para discutir formas de beneficiar os municípios que ficam no Vale do Rio Cuiabá aplicando o desenvolvimento sustentável, o Instituto Creatio se reuniu neste mês de maio com representantes da Associação de Municípios de Mato Grosso (AMM), Acácia Consultoria, Alternativa Consultoria em Agricultura Familiar e autoridades de alguns municípios mato-grossenses.

O encontro, que aconteceu no último dia 20, teve como meta apresentar e avaliar soluções para que práticas de políticas públicas e ações que envolvam a agricultura familiar sejam implantadas nestes municípios e beneficiem a população.

O Instituto Creatio, por meio do Coordenador do Núcleo de Agricultura Familiar Medson Janer, apresentou o Programa Agropólo que funciona positivamente no Ceará com seu modelo adaptado para ser desenvolvido nos municípios do Vale do Rio Cuiabá.

Com grande sucesso na execução de seus projetos, o Agropólo nordestino é um exemplo de como o trabalho desenvolvido pela comunidade pode gerar resultados expressivos. Eficientes, os Agropólos funcionam como uma forma de gestão a longo prazo que contribui para melhoria da qualidade de vida e gera um aumento de emprego e renda para toda a região.

Entre as metas apresentadas pelo Instituto Creatio para que seja possível a estruturação de um Agropólo nestes municípios cuiabanos, estão a capacitação de técnicos e a elaboração de projetos que atendam as necessidades do povo da região valorizando seus conhecimentos e tradições.

Com base nestas informações, os participantes definiram a realização de uma nova reunião no mês de junho para que sejam apresentadas e avaliadas novas propostas para a possível implantação deste agropólo.


O que são Agropólos?

O modelo de Agropólos, adotado pelo Brasil no final dos anos 1990, propicia o desenvolvimento regional por meio da exploração sustentável dos recursos naturais. Beneficiando a agricultura familiar e criando meios para que ela se desenvolva, os Agropólos criam alternativas que contribuem para o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da população envolvida.

O Instituto Creatio é o precursor da idéia em Mato Grosso e desenvolve o Programa Agropólo em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a prefeitura do município de Cláudia, onde existe um agropólo implantado. Em Mato Grosso do Sul a Oscip Creatio tem parceria com a prefeitura de Campo Grande, onde foram implantados recentemente 11 agropólos.
Imprimir