Imprimir

Notícias / Brasil

Criminalidade faz com que 72,2% dos cuiabanos evitem sair durante noite

De Brasília - Vinícius Tavares

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Justiça revela que 72,2% dos cuiabanos evitam sair à noite ou chegar muito tarde em casa por causa da violência. Os números constam de levantamento publicado com exclusividade pela revista semanal Veja e que aponta mudança nos hábitos dos cidadãos para se manterem seguros diante da criminalidade.

- Homem abre janela de casa para atender chamada e leva tiro na testa; assassino foge

- Morador de rua é assassinado a pauladas por colega em crime de vingança em Mato Grosso

Outro dado alarmante mostra que 62,6% dos habitantes da capital de Mato Grosso deixar de ir a alguns locais da cidade por causa da onda de assaltos e crimes.

Comprovando mudança de hábitos da popalação urbana nas capitais, o apanhado revela que 59,2% dos cuiabanos evitam ir a certos bancos e caixas eletrônicos por causa da criminalidade.

Em Cuiabá, segundo a pesquisa, 13,7% dos entrevistados afirmaram possuir alarmes em suas residências e 3,2% possuem algum tipo de vigia armado.

A pesquisa ouviu 75 mil pessoas entre 2009 e 2010 nas 26 capitais e no Distrito Federal. Entre outros dados, o levantamento revela que 63% dos moradores do DF já evitam sair de casa à noite e que 60% da população paulistana só usa caixas eletrônicos e vai ao banco em último caso.

No Rio de Janeiro, 80% dos cariocas deixam de ir às ruas levando muito dinheiro ou objetos de valor, 17% dos curitibanos também instalaram alarmes eletrônicos em casa e 10% dos moradores de Fortaleza pagam vigias armados para proteger suas ruas ou prédios.
Imprimir