Imprimir

Notícias / Copa 2014

Arena Pantanal recebe reforço na cobertura após teste de maquete

De Sinop - Alexandre Alves

A estrutura da cobertura da Arena Pantanal receberá reforço no momento em que for construída, depois de a maquete do estádio passar por testes em um túnel de vento de um laboratório de engenharia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Operário vai parar no hospital após sofrer acidente no estádio da copa

Obras da Arena estão no prazo e repasse será normalizado, diz ministro dos Esportes

De acordo com reportagem exibida nesta quinta-feira no Bom dia Brasil, da Rede Globo de Televisão, o objetivo dos testes que serão feitos em todos os estádios que estão sendo construídos para a Copa do Mundo de 2014 é saber se as obras podem resistir a rajadas de vento e chuva sem apresentar riscos.

Quando ficar pronta, a Arena Pantanal terá capacidade para quase 44 mil pessoas. Mas depois dos jogos do mundial duas arquibancadas poderão ser retiradas. Por isso, o estádio tem os quatro lances de arquibancada separados, deixando espaços vazios nos quatro cantos.

O arquiteto do IPT Sérgio Coelho explicou que ao fazer um estádio que tenha as quatro esquinas, ou os quatro vértices desse estádio abertos, propicia ventilação cruzada, que é fundamental exatamente para amenizar o calor em Cuiabá.

“Só que essas esquinas vão formar um corredor de ar. Essa entrada em diagonal potencializa esse efeito”, afirma o engenheiro estrutural Flávio D’Alambert, durante a reportagem.

D’Alambert lembra ainda que o ginásio Aecim Tocantins fica bem pertinho da futura arena. Uma estrutura grande assim interfere na ventilação. “Quando o vento incide diretamente na projeção do ginásio na direção do estádio, há um amortecimento. Mas quando ele pega um vento um pouquinho mais inclinado, há uma aceleração. Então os efeitos acrescem bastante”, explica o engenheiro.

Para saber as consequências de tudo isso, só mesmo soprando fortes ventos sobre o estádio. O vento simulado pra esse tipo de situação dentro do túnel é de 54 km/h. Com os dados obtidos durante os testes com a maquete, dá para saber exatamente como essa estrutura vai se comportar em casos de uma ventania com o dobro dessa velocidade, por exemplo.

Depois dos testes, segundo a reportagem, foi recomendado o reforço da estrutura da cobertura da Arena.

Veja a reportagem em vídeo aqui:


Atualizada
Imprimir