Imprimir

Notícias / Esportes

Mano exime defesa de culpa e indica erro de posicionamento de volantes

Globo Esporte

O técnico Mano Menezes admitiu que a seleção brasileira cometeu muitas falhas no segundo tempo da vitória por 3 a 2 sobre o Egito, nesta quinta-feira, em Cardiff, no País de Gales. Principalmente porque o time não soube se impor como na etapa inicial, quando controlou a partida e abriu três gols de diferença sobre os rivais da estreia nas Olimpíadas.

- Penso que fizemos o mais importante em uma estreia, que é vencer. Ela vinha sendo construída com uma boa atuação na primeira parte. E, no segundo tempo, não conseguimos repetir a mesma coisa. Em parte, por méritos do nosso adversário. E em boa parte, em nossa avaliação, porque não conseguimos repetir a produção do primeiro tempo – analisou o comandante.

O principal erro apontado pelo treinador na estreia foi em relação ao posicionamento dos volantes Rômulo e Sandro.

- Ficou nítido quando o Brasil foi bem e quando não foi. Ficaram claros os problemas. A única questão que pode ser abordada de forma aberta é que os nossos volantes jogaram abertos e nós precisamos sempre ter um volante central marcando os adversários. No segundo gol, após a finalização, a bola quicou três vezes até chegar ao jogador do Egito. É um erro de posicionamento.

Mano afirmou ainda que já havia advertido a equipe do estilo de jogo dos egípcios. Segundo o comandante da Seleção, a partir do momento que levou o terceiro gol, o time rival passou a atuar sem tanta responsabilidade.

- O adversário tinha uma dose de irresponsabilidade tática e, perdendo por 3 a 0, essa dose aumentou. E essa irresponsabilidade se traduziria da seguinte maneira: eles deixariam o nosso time atacar e ficariam com mais jogadores esperando a bola no ataque. Como erramos muito na frente, o jogo acabou ficando parelho no placar – explicou o comandante canarinho.

O treinador brasileiro preferiu eximir a defesa de culpa.

- Não existe uma defesa que se comporte bem se a equipe passar a não se comportar bem. A defesa é a última linha de uma equipe. Foi isso que aconteceu. O Neto fez uma defesa no primeiro lance de jogo. Fez uma intervenção em um cruzamento para a área e não fez mais nenhuma outra.

Apesar de ter visto erros, Mano observou pontos positivos na etapa inicial.

- Fizemos muito bem as ultrapassagens, o toque de bola... Não conseguimos repetir no segundo tempo. Voltamos a repetir as jogadas individuais, e o resultado foi que tivemos mais dificuldades na parte final.

Nesta sexta-feira, a delegação da Seleção vai seguir para Manchester, local do confronto diante da Bielorrússia, no domingo, às 11h (de Brasília), em Old Trafford, pela segunda rodada do Grupo C.
Imprimir