Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Uso excessivo de SMS por adolescentes preocupa especialistas nos EUA

Folha Online

Se o fenômeno do "sexting" (mensagens de celular contendo imagens de nudez) estava preocupando os Estados Unidos, o "texting" (mensagens de texto simples, também via celular) também é apontado como uma ameaça para o desenvolvimento, a saúde e a formação dos adolescentes, afirmaram pesquisadores nesta terça-feira (26).

Segundo o jornal "The New York Times", estimulados pelos planos ilimitados oferecidos por operadoras como AT&T e Verizon, jovens americanos enviaram e receberam 2.272 mensagens de texto por mês durante o quarto trimestre de 2008, de acordo com a empresa de estatísticas Nielsen --são quase 80 mensagens por dia, mais do que o dobro das enviadas um ano antes.

O fenômeno está trazendo preocupações aos psicólogos e psicanalistas. Segundo eles, o uso excessivo de mensagens de texto em celulares acarreta em ansiedade, distração na escola, queda nas notas escolares, estresse prejudicial e insônia.

Martin Joffe, pediatra da cidade de Greenbrae, na Califórnia, pesquisou recentemente os jovens de duas escolas locais. Muitos deles, rotineiramente, enviam centenas de mensagens de textos todos os dias. "É uma a cada poucos minutos", diz.

"Então você ouve que essas crianças respondem textos tarde da noite. Isso pode causar problemas de sono em algumas faixas etárias."

Fenômeno recente

A ascensão do uso intenso de mensagens de texto é muito recente para produzir qualquer tipo de dados conclusivos sobre os efeitos na saúde. Ainda assim, Sherry Turkle, psicóloga que dirige um departamento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), dedicado aos estudos da relação entre tecnologia e psicologia, coordenou um estudo que pesquisou as mensagens de texto entre adolescentes em uma área de Boston por três anos.

"Entre as tarefas do adolescente estão a separação dos seus pais, e encontrar a paz e tranquilidade para se tornar a pessoa que você decide querer ser", diz ela. "O fenômeno das mensagens de texto atinge ambas."

Os pesquisadores esperam ver os jovens se libertarem dos pais como uma manifestação da autonomia adulta. "Mas se a tecnologia faz algumas coisas serem muito, muito mais fáceis, também traz coisas difíceis; agora você tem adolescentes que enviam mensagens de texto 15 vezes por dia, perguntando coisas como 'devo ir de sapatos vermelhos ou azuis?'", diz Turkle.

Para a paz e tranquilidade, ela diz que "se algumas coisas próximas a você estão vibrando a cada dois minutos, isso torna muito difícil para tranquilizar a mente."

"Se você está em comunicação constante, a pressão para as respostas acabam imediatamente com isso", afirma ela. "Então se você está no meio de uma reflexão, esquece isso."

Michael Hausauer, psicoterapeuta de Oakland, na Califórnia, diz que adolescentes têm um "interesse impressionante para saber o que está acontecendo nas vidas de seus colegas, acompanhada de uma terrível ansiedade sobre a existência de um retorno". Por essa razão, a rápida ascensão das mensagens de texto tem potencial para ser um grande benefício --ou um grande dano.

"As mensagens de texto podem ser uma enorme ferramenta", diz ele. "Elas oferecem companhia e prometem conectividade. Ao mesmo tempo, as mensagens podem fazer um jovem se sentir amedrontado e demasiadamente exposto."
Imprimir