Imprimir

Notícias / Brasil

Projeto da UFPA auxilia no apoio às vítimas de violência

G1

A prática de crimes como a violência doméstica ainda é bastante frequente no Pará. Motivado pela vontade de dar auxílio às vítimas de diversos tipos de agressão, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará criou o Programa de Atendimento a Vítimas de Violência, vinculado ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da universidade.

O projeto surgiu em 2010 e é coordenado pela professora Luanna Tomaz. O objetivo é oferecer suporte jurídico a quem sofre violência de diferentes tipos. O NPJ recebe mulheres, gays, crianças e demais pessoas que buscam conhecer melhor seus direitos e lutar por justiça.

Para a coordenadora do projeto, a violência contra a mulher é um fator histórico, cultural, que começou a ser enfrentada com mais força a partir dos anos 80, com a efervescência de grupos de defesa dos direitos femininos, até a Lei Maria da Penha, criada em 2006.

“Mesmo assim, ainda há muitos casos de violência. Muitas mulheres não denunciam pelo medo da exposição, pressão da família, dos filhos. Algumas são julgadas por aceitarem a condição de vítimas; o processo é moroso, geralmente; além de outros fatores que contribuem para que crimes como esses ainda aconteçam”, analisa Luanna.
Imprimir