Imprimir

Notícias / Esportes

Verdão caminha para seu pior turno inicial na era dos pontos corridos

Globo Esporte

O Palmeiras caminha a passos largos para fazer seu pior primeiro turno na era dos pontos corridos do Brasileirão. Depois da derrota por 2 a 1 diante do Cruzeiro (veja vídeo ao lado), o Verdão entrou na zona de rebaixamento. Com aproveitamento de apenas 25,6% dos pontos disputados, o atual campeão da Copa do Brasil agora tem de vencer seus seis jogos restantes para superar a campanha do primeiro turno de 2010, a pior desde 2003, quando somou 42,1% dos pontos em jogo (veja lista completa com os desempenhos do Verdão abaixo).

Após 13 rodadas, o Verdão já se preocupa com a constante presença na zona de rebaixamento – esteve fora do Z-4 apenas em quatro rodadas. A fraca campanha tem motivo. O time do Palestra Itália priorizou a disputa da Copa do Brasil no início do campeonato e jogou as primeiras rodadas com uma equipe mista.

A estratégia rendeu ao Verdão um título nacional - algo que o time não acontecia há 12 anos - e uma vaga na Taça Libertadores 2013. O técnico Luiz Felipe Scolari esperava uma reação do Palmeiras após a conquista da Copa do Brasil, mas viu as forças da sua equipe serem minadas pelos desfalques.

Marcos Assunção, Valdivia, Thiago Heleno, Maurício Ramos, Luan, Román e Wesley estão no departamento médico. A lista de ausências na derrota por 2 a 1 diante do Cruzeiro ainda teve o suspenso Juninho. Além das ausências, o treinador e a direção ainda reclamam de seguidos erros de arbitragem.

Agora, para evitar que o primeiro turno de 2012 não seja o pior da história palmeirense na era dos pontos corridos (desde 2003), o time de Felipão precisa vencer Internacional, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Atlético-GO e Santos. As dificuldades do clube serão ainda maiores já que em três destes jogos o Verdão será visitante, condição em que a equipe conquistou apenas um ponto neste Brasileirão, em seis partidas.
Imprimir