Imprimir

Notícias / Esportes

Flagrado no antidoping, piloto da Nascar é dispensado pela equipe

Globo Esporte

Uma semana depois de ser anunciada uma suspensão por tempo indeterminado ao piloto AJ Allmendinger pelo uso de substâncias proibidas, a equipe Penske – uma das mais tradicionais do automobilismo norte-americano – dispensou o competidor. O estadunidense defendia o time na principal divisão da Nascar, e já havia sido substituído pelo compatriota Sam Hornish Jr., ex-campeão da Indy, na prova do último fim de semana, disputada em Indianápolis.

O exame de Allmendinger, feito no início do mês, indicou a presença de metanfetamina no organismo do competidor, o que foi comprovado pela contraprova, o que levou os dirigentes da principal categoria de turismo do planeta afastar o piloto das pistas. Nesta quarta-feira, a Penske emitiu um comunicado demitindo AJ. Confira a íntegra do texto, assinado pelo fundador da equipe, Roger Penske:

"A Penske Racing apoia plenamente a política da Nascar quanto ao abuso de substâncias e estamos decepcionados com os resultados dos testes positivos de drogas para AJ. Ele é um piloto fantástico, uma boa pessoa e é muito lamentável que tenhamos que nos separar neste momento. Tínhamos investido muito em AJ e estávamos confiantes no seu sucesso com a nossa equipe. A decisão de demiti-lo é consistente com a forma como trataríamos qualquer outro membro da Penske Racing em circunstâncias semelhantes. Como AJ começa o programa 'Road to Recovery', nós lhe desejamos o melhor e estamos ansiosos para vê-lo competindo outra vez na Nascar."

Por meio de sua assessoria, o piloto informou que foi "liberado" pela equipe e agradeceu ao time. Ele aproveitou para se desculpar pelo ocorrido e confirmou que está integrado a um programa mantido pela categoria para reabilitação de competidores envolvidos com alguma forma de dopagem.

- A partir de hoje, fui liberado da Penske como piloto do Dodge Charger #22. Gostaria de agradecer ao Sr. Penske, à Penske Racing, seus patrocinadores e, especialmente, todos da equipe pela oportunidade que eles me deram e pelo apoio neste momento difícil. Eu também, mais uma vez, gostaria de agradecer a todos os fãs que realmente foram incríveis comigo. Peço desculpas pela distração, constrangimento e dificuldades que a minha suspensão atual da Nascar tem proporcionado. Como afirmei na semana passada, comecei o programa de recuperação 'Road to Recovery' e estamos ansiosos para utilizar esses recursos e sua conclusão para voltar a competir num futuro próximo - disse o piloto.
Imprimir