Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Norte-coreanos precisam de água potável de maneira urgente, diz ONU

G1

 Dezenas de milhares de famílias da Coreia do Norte afetadas por recentes inundações precisam urgentemente de água potável para evitar epidemias, alertaram nesta quinta-feira (2) agências humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU).

O alerta humanitário foi divulgado um dia depois de a imprensa estatal norte-coreana ter informado que 119 pessoas morreram e que foram registrados graves danos à agricultura nas últimas semanas, em um país já marcado por dificuldades em termos de segurança alimentar.

De acordo com a ONU, várias reservas de água foram contaminadas por resíduos de esgoto, provocando o risco de epidemias, ao mesmo tempo que as inundações também afetaram várias fontes de água e estações de bombeamento.

A agência da ONU para a infância, UNICEF, ordenou o envio de 10 milhões de tabletes de purificação de água, mas informou que outros materiais, como soro, serão necessários.

A ONU destacou notícias oficiais de que mais de 21.000 pessoas perderam suas casas nas últimas semanas, elevando a mais de 84.000 o número de pessoas na mesma situação este ano. Mais de 45.000 hectares dedicados à agricultura foram devastados pelas inundações.

Apenas nos dias 29 e 30 de julho 31 pessoas moreram e 16 ficaam desaparecidas. As mortes foram causadas principalmente por deslizamentos de terras em diversas zonas do litoral oeste do país, principalmente nas províncias de Pyongan do Sul e Pyongan do Norte
Imprimir