Imprimir

Notícias / Agronegócios

Acrimat acompanha audiências sobre zoneamento e fala em mudanças

Da Assessoria/Acrimat

“Estamos apreensivos, pois da maneira que a região de Arinos foi classificada, a economia e o social serão afetados de forma drástica, e não podemos pensar só na questão ambiental”, desabafou o representante da Acrimat naquela região, Fernando Conte. A região de Arinos é formada pelos municípios de Juara (690 Km de Cuiabá), Novo Horizonte do Norte ( 663), Porto dos Gaúchos (644) e Tabaporã (464), e pela proposta Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso - ZSEE- MT (Projeto de Lei nº 273/2008), estaria enquadrado nas categorias 3 (Áreas que Requerem Manejos Específicos) e área 4 (Áreas Protegidas). “Essa classificação não condiz com a realidade e a necessidade da região, que será afetada de forma drástica. Os primeiros pecuaristas chegaram aqui por volta de 1977 e o setor está consolidado. Juara, por exemplo, tem quase um milhão de cabeças de gado, e isso não foi levado em conta”, ressalta o representante da Acrimat.

Juara será o próximo município a discutir, em audiência Pública, o projeto de Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso - ZSEE- MT (Projeto de Lei nº 273/2008), que tramita na Assembléia Legislativa. “A nossa expectativa é da presença de mais de 5 mil pessoas, pois a população desses quatro municípios buscam uma explicação para tudo isso. Temos que mudar o que está sendo proposto. A vida de todos está em jogo”, diz Fernando Conde

O diretor da Acrimat e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Vicente falcão, engrossa a fila dos preocupados e ressalta que “os pecuaristas, produtores e sociedade organizada estão apreensivos com o Projeto de Lei que trata sobre o Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico, e a Acrimat acompanha de perto esse assunto para dar suporte aos nossos associados”. Uma comitiva da Acrimat participa das Audiências Públicas que estão sendo realizadas. “Defendemos a mudança de categorias estipuladas pelo atual Projeto de Lei na maioria dos municípios e este é o momento de mobilização para alteramos as proposta apresentadas”, disse.

A Audiência Pública será realizada no Centro de Eventos João Paulo II no município de Juara, às 9 horas, dia 30 de maio. A próxima cidade será Sinop, no dia 6 de junho, envolvendo os municípios de Sinop ,Nova Ubiratã, Feliz Natal, Vera, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Itaúba e Marcelandia. No dia 20 de junho, será em Juína (cidade pólo), compreendendo os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Rondolândia. Cuiabá encerra o cilco de debates e audiências públicas, no dia 26 de junho, com a participação de Acorizal, Barão do Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Poconé.

O Projeto

O Projeto de Lei Estadual 273/2008 estabelece em todo o território do Estado 12 regiões de planejamento, com quatro 4 categorias de uso, 8 subcategorias, 97 zonas e subzonas, 167 área protegidas e 15 áreas indicadas para tornarem-se área protegidas. As quatro categorias de uso, sugeridas pelo ZSEE de Mato Grosso, com as respectivas abrangências territoriais, são respectivamente: 1. Áreas com Estrutura Produtiva Consolidada ou a Consolidar (11 % do MT); 2. Áreas que Requerem Readequação dos Sistemas de Manejo (17 % de MT); 3. Áreas que Requerem Manejos Específicos (45%); e 4. Áreas Protegidas (27% de MT).
Imprimir