Imprimir

Notícias / Jogos Olímpicos 2012

Cielo vai à final dos 50m contra Fratus e norte-americanos

Reuters

Cesar Cielo vai buscar o bicampeonato olímpico dos 50m livre contra o compatriota Bruno Fratus e os norte-americanos Cullen Jones e Anthony Erwin, depois que os quatro se classificaram, nesta quinta-feira, com os melhores tempos para a final da prova mais veloz da natação mundial em Londres.

Cielo, campeão e recordista olímpico e mundial, terminou a primeira semifinal empatado em 21s54 com Jones, enquanto Ervin (21s62) e Fratus (21s63) vieram a seguir na classificação, numa prova em que os oito primeiros passaram para a final de sexta-feira separados por apenas 0s34.

Apesar do equilíbrio entre os finalistas, Cielo cortou para apenas quatro o número de candidatos ao pódio.

"Eu tinha mirado 21s5 e foi bem em cima. Acho que esses quatro são os grandes favoritos para disputar medalha. Tem que pensar em baixar ainda mais o tempo amanhã para pegar essa medalha", disse o nadador, ainda com a respiração ofegante, após sair da piscina do Centro Aquático de Londres.

Pela manhã, após se classificar com o 2o tempo nas eliminatórias, Cielo reclamou que não tinha conseguido descansar o suficiente após uma noite mal dormida em consequência da final dos 100m livre, em que terminou em 6o, disputada na noite anterior.

Naquela prova, a previsão do brasileiro de que conseguiria chegar ao pódio se nadasse na casa de 47s não se cumpriu e ele não conseguiu repetir o bronze de Pequim-2008, apesar de ter cumprido sua meta de tempo.

Nos 50m livre, que são a especialidade de Cielo e a prova para qual ele se preparou mais especificamente para Londres, o nadador disse que vai novamente em busca de seu melhor tempo no ano e que torce para que isso seja o bastante para conquistar o bicampeonato olímpico.

"Eu fiz o meu melhor nos 100m, independentemente de não ter conseguido o pódio eu fiz o meu melhor tempo na final. A ideia é fazer isso na final dos 50m também e torcer para ser suficiente, não tem jeito", afirmou Cielo, recordista mundial da distância com 20s91 (obtido com traje tecnológico que atualmente está proibido) e que também possui o melhor tempo do mundo em 2012 (21s38).

BRUNO FRATUS

À sombra do atual campeão olímpico, o também brasileiro Bruno Fratus, de 23 anos, foi colocado pelo próprio Cielo como um dos candidatos a vencer a final olímpica.

O nadador já bateu Cielo uma vez numa competição no Brasil --nos 100m livre no troféu Maria Lenk de 2011-- e lembrou que a piscina de Londres tem visto muitos favoritismos afundarem. O quarto tempo não o deixou preocupado em ficar fora do pódio.

"Meu objetivo era classificar entre 1o e 8o. Era classificar para final e ponto", afirmou.

O australiano James Magnussen, que era o maior rival de Cielo antes dos Jogos mas que decepcionou na final dos 100m livre, ficando em 2o, e também no revezamento 4x100m, prova em que a Austrália ficou fora do pódio, não conseguiu se classificar para a final dos 50m livre.
Imprimir