Imprimir

Notícias / Educação

Escola de Cáceres reestrutura biblioteca com base em caderno orientativo da Seduc

Da Assessoria/Seduc-MT

O ‘Caderno Orientativo para Bibliotecas Escolares’ lançado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em junho de 2012, contribuiu para reestruturação da biblioteca da Escola Professor Natalino Ferreira Mendes, localizada em Cáceres (215 km de Cuiabá). O acervo da biblioteca é constituído por enciclopédias, dicionários, livros pedagógicos e literatura infanto-juvenil, com total de 1.261 exemplares. A unidade também possui DVDs, CDs e periódicos.

De acordo com a técnica administrativa escolar, Patrícia Aparecida Soares, com a leitura do caderno orientativo, entregue às escolas pela Seduc, foi possível promover mudanças no espaço da biblioteca durante as férias, “deixando-a mais atrativa, com a temática da história de Chapeuzinho Vermelho”.

Na volta das férias, ocorrida na última segunda-feira (30.07), “os alunos ficaram encantados com as novidades na biblioteca, como a Casa da Leitura, com os livrinhos no telhado. Também ficaram impressionados com as fotos no mural de ações que já foram realizadas, como a Semana da Literatura Infantil, em abril, entre outros”, disse.

Patrícia Soares cita ainda que as professoras da unidade fazem atividades com os alunos no espaço de leitura, como produções textuais e teatro. “Temos na escola o projeto 'Ler é tudo de bom', onde alunos que lerem mais livros são premiados, sendo que a premiação sempre tem livros”, além de outras ações.

“O caderno orientativo da Seduc tem sido um aliado para as melhorias que estão sendo realizadas na nossa biblioteca, que foi implantada este ano”, afirmou. O material criado pela Coordenadoria de Projetos Educativos orienta quanto às especificidades para o espaço físico, adequações, preparação, organização e o funcionamento das bibliotecas.

A publicação faz parte do planejamento de modernização e ampliação das bibliotecas escolares da Rede Estadual de Ensino, que inclui, também, a informatização de 100% das mesmas e a interligação digital dos acervos.

*Com informações da Escola Natalino Mendes e da Coordenadoria
Imprimir