Imprimir

Notícias / Brasil

CETIP realiza encontro ‘sigiloso’ com técnicos do Detrans

DetransBrasil

A empresa CETIP realizou, durante os dias 1, 2 e 3 de agosto o IV Encontro com Técnicos dos Detrans, evento realizado no Hotel Vila Galé, em Fortaleza (CE). O evento foi realizado em parceria com a Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados (FENASEG) e todos os Detrans, de todos os estados, mais o Distrito Federal, e seus respectivos representantes da área de tecnologia, foram convidados a participar.

Recentemente a CETPI lançou uma espécie de acelerador de contratos. Segundo a empresa apresentou, as principais vantagens para aqueles que optam por essa prerrogativa é a antecipação do contrato, assim como um melhor desfecho da operação.

A CETIP é responsável pelo registro de 79% dos contratos de derivativos de balcão do mercado financeiro brasileiro. Para este sistema a empresa fornece os telefones (11) 3111-1597 e (21) 2276-7597, ou e-mail opesp@cetip.com.br. Entre outras, a CETIP também tratou dos polêmicos registros de contrato e gravames.

As duas empresas CETIP e FENASEG garantiram hospedagem para todos os participantes do evento. A reportagem teve acesso ao ofício enviado para os Detrans e representantes. Prova que foi tudo custeado pela CETIP, uma empresa privada pagando passagens aereas, hospedagem e regalias para funcionários públicos.

Para entender a ligação entre CETIP e FENASEG, esta última é uma associação sindical, uma entidade privada, estatutariamente, sem fins lucrativos, criada para atuar como entidade de representação do mercado segurador brasileiro.

Dentre os serviços implementados pela FENASEG, está o SNG, Sistema Nacional de Gravame. Um sistema de computador que grava no documento dos veículos financiados a informação de que aquele está alienado a uma instituição financeira. Essa ação é uma obrigação dos Detrans.

O uso desse sistema teve início pelos Detrans e financeiras no ano de 1998. Mas os órgãos de trânsito terceirizam esse serviço. É aí que mora o perigo.

A FENASEG, utilizando-se de prerrogativas de ser uma entidade sem fins lucrativos e justificando ser representante das instituições credoras, oferece “gratuitamente” aos Detrans modelo padrão de convênio para prestar o serviço de registro dos Gravames, disponibilizando os dados mediante acesso ao sistema SNG.

Ocorre que o SNG - Sistema Nacional de Gravames, não é propriedade da FENASEG e sim da empresa Gravames.com, criada em 1997 com o objetivo principal de desenvolver e implantar o SNG. Em 2009 a empresa alterou sua denominação para GRV Solutions S.A, e em dezembro de 2010, a empresa CETIP comprou esta GRV Solutions S.A.
Imprimir