Imprimir

Notícias / Política BR

Congressistas criticam BNDES, Cade e governo devido cartéis de frigorífico

Da Editoria - Marcos Coutinho

Deputados, senadores e membros da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) teceram acidas criticas contra o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e contra o governo federal, tendo como alvo o Ministério da Agriculta, por causa do fortalecimento dos cartéis de frigoríficos no Brasil, cujos protagonistas são patrocinados com recursos subsidiados.

Presidente da FPA, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), cobrou mais transparência de todos os setores da cadeia produtiva da pecuária de corte no sentido de haver uma discussão séria e profícua para buscar soluções concretas para o segmento.

“Falta transparência, falta boa vontade e especialmente falta uma atitude racional por parte do governo para equacionar as disparidades que há muito tempo existem no setor. A transparência é vital para que possamos solucionar nossos problemas, ao invés de ficarmos nesses embates eternos e sem resultados práticos”, declarou o deputado mato-grossense em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Ao todo do requerimento da audiência pública para discutir os entraves na cadeia produtiva da carne, Home disse ainda que ‘quem esconde os números’ acaba prejudicando os produtores, que são o ‘elo mais fraco’ deste segmento. “O produtor vem sofrendo há décadas e é hora de dar um basta nessa situação”, conclamou pereira.

 - Cade vai apurar formação de cartel por postos de combustíveis em MT

 - Riva denuncia cartel e laranjas no sistema de transporte coletivo de MT

 - Denúncia sobre cartel nos postos de combustível é arquivada

Já o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, além de também condenar o BNDES e Cade por atitudes que lesa os produtores, ressaltou que o momento é histórico e o Congresso precisa adotar medidas praticas para mudar o atual quadro.

“Já passou da hora de o Congresso fazer um enfático e duro contra à aqueles que insistem em prejudicar os pecuaristas. Aliás, o governo e o BNDES incentiva a carteriração dos frigoríficos e prejudica os pecuaristas, que pagam um preço muito caro pela incompetência governamental”, assinalou Leitão.

Mais informações em instantes.

Imprimir