Imprimir

Notícias / Educação

Técnicas em nutrição participam de processo formativo

Da Assessoria/Seduc-MT

A melhoria da qualidade da merenda escolar e do ambiente de trabalho das técnicas em nutrição (merendeiras) são os principais objetivos da formação iniciada esta semana, com 82 profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas estaduais da região norte de Cuiabá. A atividade de cinco dias ocorre na unidade Dione Augusta, localizada no bairro CPA IV.

A formação, dividida em etapas, teórica e prática, é ofertada pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante as atividades trabalham com as merendeiras normas contidas no ‘Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação’, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a nutricionista da Seduc, Rosina Stefanello, o regulamento estabelece regras sobre o trabalho em geral das técnicas no uso e manipulação dos alimentos, contudo durante a formação “temos falado também sobre relações interpessoais, ética, higiene pessoal, do ambiente, entre outros. Ofertamos oito horas aula teóricas e quatro práticas”, disse.

Ela conta que, para facilitar o trabalho, as 82 técnicas foram divididas em seis grupos que participam do evento em dois turnos. “Nos três primeiros dias discutimos e estudamos a parte teórica, sobretudo, da resolução e agora estamos aplicando os conceitos no dia a dia do trabalho delas, com ênfase na redução do uso de óleo de soja e açúcar”, citou Rosina, após a atividade matutina desta quinta-feira (09.08).

Na avaliação da técnica nutricional da Escola Dione, Ester da Costa Pereira, a formação está sendo importante para que ela e suas colegas possam tirar as dúvidas que surgem no cotidiano de suas atividades. “Muitas vezes ficamos sem saber como proceder na questão do uso de acessórios e até no preparo correto das refeições e a vinda das nutricionistas: Rosina e Thais (Marques) tem nos ajudado muito”, citou.

Ester também conta que na parte prática a equipe da Seduc tem promovido o ensino de cardápios variados com os mesmos produtos adquiridos pela Escola. Por exemplo, “amanhã [sexta-feira] vamos aprender a fazer hambúrguer para variar os pratos que fazemos com carne moída”, disse.

Para a técnica, Sara Gomes, que trabalha no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim, ainda há muita resistência por parte de muitas merendeiras à realização de novos cardápios ou adoção da conduta proposta na resolução. Porém, ela elogia o trabalho da Seduc nas formações promovidas para as profissionais. “É nesses momentos que podemos diminuir as resistências de algumas colegas e aprimorar nosso trabalho”, afirmou.

Formações

A mesma formação realizada com as técnicas da região norte da Capital, ocorreu em diversas escolas do interior do Estado. “O trabalho teve início em agosto de 2011. No ano passado também tivemos diversas capacitações e uma grande formação com as merendeiras de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo trabalhamos com 1.314 profissionais de 32 municípios”, lembrou Rosina.
Imprimir