Imprimir

Notícias / Mundo

Modelo seminua pede que deputados europeus divulguem gastos

Terra

Uma modelo britânica tirou a roupa nesta quinta-feira com o objetivo de exigir que os deputados do Parlamento Europeu divulguem seus gastos. Amy Diamond foi para a frente do Parlamento britânico com o corpo pintado nas cores da bandeira da União Européia (UE). Na Inglaterra, alguns políticos renunciaram, depois que a imprensa passou a divulgar gastos pessoais com verba pública.

Há aproximadamente 15 dias, deputados dos três maiores partidos da Grã-Bretanha anunciaram que vão devolver o reembolso que tiveram de parte de despesas supostamente realizadas no desempenho das funções. O anúncio foi feito depois que o jornal Daily Telegraph divulgou uma lista de gastos que incluem de comida de cachorro a churrasqueiras e material para jardinagem.

Os parlamentares britânicos que representam distritos fora da capital, Londres, vinham tendo tradicionalmente permissão para obter o reembolso de despesas ligadas a uma segunda moradia na cidade para que pudessem desempenhar seu papel no legislativo.

O caso teve grande repercussão no país e levou o primeiro-ministro, Gordon Brown, a pedir desculpas em nome de todos os partidos por alguns dos pedidos de ressarcimento, e a dizer que a confiança dos britânicos na classe política precisa ser restituída "imediatamente".
Imprimir