Imprimir

Notícias / Economia

Standard & Poor's reafirma nota da Petrobras, com perspectiva estável

G1

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) reafirmou hoje a nota de crédito BBB da Petrobras e manteve sua perspectiva em estável. O rating está dentro da faixa de investimento não especulativo da instituição.

De acordo com o relatório, a estatal deve continuar se beneficiando de sua relação próxima com o governo brasileiro. No caso de problemas financeiros, a S&P avalia que uma ajuda do Estado seria bem provável, por ser seu controlador e por conta da importância da empresa para a economia nacional.

"Acreditamos que a Petrobras conseguirá financiar seu programa de investimentos com fluxos de caixa internos e liquidez existente" mostra o texto do analista de crédito Luciano Gremone. 'Um corte no rating é, agora, improvável segundo nossa metodologia.'

Além disso, se necessário, a petrolífera teria fácil acesso ao mercado para conseguir captações de longo prazo, por conta de suas projeções elevadas de reservas e produção em geral.

Para a S&P, a estatal vai continuar atingir suas curvas de produtividade, revisadas para o plano de negócios até 2016, dentro dos próximos anos. O petróleo encontrado no pré-sal, diz a agência, vai ajudar nesse sentido.
Imprimir