Imprimir

Notícias / Política MT

Silval analisa proposta final de reestruturação do resíduo da dívida

De Brasília - Vinícius Tavares

O governador Silval Barbosa (PMDB) realiza nesta quarta-feira (15.8) uma das últimas reuniões com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Arno Augustin, e com técnicos do Ministério da Fazenda para acertar os últimos detalhes da reestruturação do resíduo da dívida de Mato Grosso com a União, fixado em cerca de R$ 900 milhões.

STN autoriza reestruturação da dívida do Estado com operação externa

De acordo com Silval, todas as etapas exigidas pelo Ministério da Fazenda já foram cumpridas pelo governo do Estado. Resta agora a análise da proposta pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

"O objetivo da audiência é ver a reestruturação final. A negociação já passou por todas as etapas. Aggora tem que passar também pela PGFN", adiantou Silval durante solenidade no Palácio do Planalto de lançamento do PAC das ferrovias e rodovias.

Reestruturação da dívida de MT terá taxa de juros de 5% anuais em dólar

A análise da PGFN é a última antes de a reestruturação seguir para a aprovação pelo Senado Federal. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) autorizou em julho a reestruturação do resíduo da dívida com operação bancária externa após mais de dois anos de negociações.

A proposta inicial do governo de Mato Grosso era reestruturar R$ 5,1 bilhões. Contudo, houve fortíssima resistência da STN porque haveria precedente para que outros Estados pleiteassem a mesma operação. Por isso, optou-se pela reestruturação do resíduo da dívida. A proposta da dívida foi elaborada pelo ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes, e pelo economista Vivaldo Lopes.
Imprimir