Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Mensalão: acompanhe ao vivo a cobertura da sessão do último dia

Da Redação - Rodivaldo Ribeiro (com Agência Brasil)

O julgamento do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) chega hoje ao fim das defesas dos 38 réus da Ação Penal 470. Serão ouvidos os advogados do ex-chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, acusado de crime de lavagem de dinheiro, José Luiz Alves, e dos publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes Silveira, responsáveis pela campanha vitoriosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

A dupla é acusada de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro via esquema ilícito montado por Marcos Valério.

Mensalão: siga aqui minuto a minuto as defesas de Duda Mendonça e dois últimos réus no Olhar Jurídico

Como cada um dos três advogados tem até uma hora para sustentação oral, a previsão é que os ministros comecem ainda hoje a votação do processo. Eles começam por definir questões preliminares do julgamento que ficaram em aberto, como a alegação do réu Carlos Alberto Quaglia de que teve o direito de defesa cerceado (por abandono de advogados). Essa decisão pode levar parte do processo a ser anulado.

Os ministros também devem definir como será o sistema de votação – se cada magistrado dirá todo o voto de uma vez ou se a votação será dividida de acordo com cada situação criminosa apontada pelo Ministério Público. Essa definição será decisiva para determinar se o ministro Cezar Peluso irá participar do julgamento, pois ele se aposenta no início de setembro.


Acompanhe abaixo, ao vivo, a sessão do STF




Imprimir