Imprimir

Notícias / Cidades

Dois índios da etnia Xavante tentam vaga de vereador em Barra do Garças

De Barra do Garças, Francis Amorim, para o Olhar Direto.

Os indígenas Tobias Omohi Apho Odi (PSDB) e Tomé Tsi Eiwa Adi Wadzatse (PP), da etnia Xavante, estão concorrendo a uma vaga na Câmara de Barra do Garças tentando fazer história: eleger o primeiro índio vereador na cidade. Para almejar o tão sonhado cargo de vereador eles apostam da união de seu povo.

Tomé Xavante, como gosta de ser chamado, vai para sua terceira eleição seguida. Foi candidato em 2004 pelo PPS, conquistando 91 votos e nas eleições de 2008 concorreu novamente ao cargo de vereador pelo PC do B, com 391 votos. “Agora esperamos mais sorte. Tenho projetos para meu povo”, disse o indígena, é que professor bilíngue da rede estadual de ensino.

Já o segundo candidato, Tobias, concorre pela primeira com o objetivo de representar o povo Xavante na Câmara. Cheio de propostas e otimista, ele acredita que pode colaborar com a cidade de Barra do Garças. “Quero representar o índio e o não índio. Entre meus projetos proponha a criação de uma secretaria especifica para o índio na estrutura municipal”, ressalta.

Os dois candidatos estão em campanha nas aldeias e nos arrastões que a candidata do PR, Andréia Santos, promove em Barra do Garças. Os indígenas integram a coligação da candidata republicana, tendo, inclusive, participado de visitas a Terra Indígena São Marcos para apresentar suas respectivas candidaturas a vereador.


De acordo com os candidatos cerca de 1,2 mil indígenas eleitores estão aptos a votar nas eleições de 7 de outubro.
Imprimir