Imprimir

Notícias / Educação

Projeto promoverá oficinas de Educação Patrimonial em Cáceres

Da Assessoria/Unemat

Disponibilizar para estudantes da rede pública de ensino de Cáceres materiais paradidáticos que retratem a história do município, baseada nos resultados de pesquisas realizadas na Universidade do Estado de Mato Grosso, é o objetivo do projeto “Cidade e Patrimônio: lugares de memória e de história”.

A proposta inovadora, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), vai resultar na produção de CD-rom com passeio virtual pelo conjunto arquitetônico existente em Cáceres e a confecção de réplicas em miniatura das suas principais construções. “A iniciativa visa propiciar o conhecimento das edificações localizadas no centro histórico de Cáceres, nos aspectos relativos ao seu estilo arquitetônico, técnica construtiva e os contextos das construções”, explicou a coordenadora do projeto, professora do departamento de história da Unemat, Rachel Tegon.

O projeto terá duração de um ano e vai atender, inicialmente, três estabelecimentos públicos de Cáceres. São eles, as escolas estaduais Onze de Março, Espiridião Marques e União e Força.

A execução está dividida em três etapas. Primeiramente será constituído um grupo de estudos, constituído por professores da Unemat e da Rede Estadual de Ensino para confecção de materiais a serem utilizados em sala de aula.

Será feita pesquisa junto a pesquisas de professores do departamento de História da Unemat, dentre os quais, o Dossiê de Tombamento do Conjunto Urbanístico e Paisagístico do Município de Cáceres (MT), produzido pela historiadora Rachel Tegon e Maria Clara Migliacio, a coletânea História, Memória de Cáceres, escrita por 19 autores e organizado pelos professores Otávio Ribeiro e Elmar Figueiredo, além de teses de mestrado e doutorado de Domingos Sávio, Adson Arruda, dentre outros.

O material selecionado terá sua linguagem adequada para ser trabalhada com alunos do ensino fundamental e médio, de uma maneira direta e clara. Serão produzidos textos didáticos e CDs para os passeios virtuais.

Posteriormente, haverá palestras para a comunidade escolar, onde serão abordados conceitos sobre documento, monumento, memória e história, como também os estilos e tipologias arquitetônicas existentes na área do centro histórico de Cáceres.

A última etapa, a ser realizada no próximo ano, prevê a confecção de moldes de silicone de fachadas para a realização de oficina “cidade em miniatura”, para 25 alunos do 8º ano das escolas selecionadas. As oficinas serão ministradas pela ceramista cacerense Ita.

Cáceres - Em junho deste ano, o conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da cidade de Cáceres (MT) foi homologado como patrimônio cultural brasileiro pelo Ministério da Cultura. A cidade de Cáceres teve seu Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2010, e tombamento estadual em 2002. No processo de tombamento foram destacados os valores históricos, urbanísticos e paisagísticos da cidade.

Localizado na região Sudoeste do Estado de Mato Grosso, o município de Cáceres, com extensão territorial de 24.398 km², é um dos maiores do Brasil.
Imprimir