Imprimir

Notícias / Política MT

Convênio de R$ 15 milhões para hospital de transplantes sai no mês de setembro

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da saúde Alexandre Padilha prometeu resolver até o mês de setembro todos os entraves que impedem a assinatura de convênio com o governo de Mato Grosso para a liberação de R$ 15 milhões ao futuro hospital de trandplantes de Cuiabá.

O governador Silval Barbosa (PMDB) cobrou ontem (15.8) de Padilha a liberação dos recursos para equipar a unidade. O montante já havia sido prometido por Padilha em reunião anterior mas o convênio ainda não foi assinado.

"Dependemos ainda da assinatura de um convênio para o hospital. Pedimos celeridade ao ministro. Existiam algumas pendências da última audiência que nós tivemos com o ministro Padilha e viemos cobrar agilidade na liberação do recurso que será usado paras equipar o nosso hospital de transplantes”, afirma o governador após a audiência.

Segundo ele, o ministério já firmou o compromisso de equipar esse hospital. O aluguel do imóvel onde será instalado já vem sendo pago pelo governo estadual. A unidade substituirá o antigo hospital de clínicas de Cuiabá.

O deputado Pedro Henry (PP), ex-secretário estadual de Saúde, ressalta que há cerca de 10 anos os transplantes deixaram de ser feitos em Mato Grosso. Henry afirma que o governo do Estado quer evitar que o povo tenha de sair do Mato Grosso para se tratar em outros estados brasileiros.

“Nós queremos retomar essa prática que possibilitará os transplantes de rim, fígado, medula óssea entre tantos outros que são de extrema importância para a população. Hoje não temos a infraestrutura necessária para fazer isso. É lamentável, todos sofrem com essa situação”, enfatizou o deputado.
Imprimir