Imprimir

Notícias / Cultura

Ministra da Cultura vai ao Parque Nacional do Xingú participar de ritual

De Sinop - Alexandre Alves

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, desembarca em Sinop nesta sexta-feira, com chegada do voo prevista às 16h30, no aeroporto João Batista Figueiredo. Em seguida, ela cumpre agenda em Sinop.

Já no sábado, a ministra vai ao Parque Nacional do Xingú, que fica a cerca de 200 quilômetros de Sinop, para participar do ritual do Quarup em uma aldeia indígena.

O Quarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres celebrado pelos povos indígenas do Xingu, de diferentes etnias. Durante três dias, centenas de indígenas cantam, dançam, medem forças na luta da uca-uca, celebram a caça e a pesca, e agradecem pela criação do povo.

O rito é centrado na figura do primeiro homem do mundo na mitologia indigena, Mawutzinin, que teria cirado o mito com o objetivo de trazer os mortos de novo à vida.

O mito conta que o ideal de ressuscitação de Mawutzinin foi frustrado, contudo, a festa teve prosseguimento como forma de homenagear os mortos. De acordo com a tradição, a figura homenageada pelo Quarup passa a incorporar a história mítica cultural, integrando o mesmo nível dos ancestrais que viveram no tempo em que Mawutzinin viveu.

A agenda da ministra em Sinop

Depois de desembarcar na maior cidade do Nortão de Mato Grosso, Ana participa de uma reunião com o secretário de Cultura do município, Alisson Oliveira, e demais lideranças locais.

Em Sinop, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Diversidade Cultural, realiza a catalogação e digitalização das obras do Museu Histórico.

Com informações da assessoria.
Imprimir