Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Unimed firma parceria com a Polícia Civil para implantação de projeto de prevenção ao uso de drogas

Da Assessoria/PJC

Um projeto só avança quando conta com boas parcerias. É com o apoio de parceiros como a Unimed Cuiabá, que a Polícia Judiciária Civil lança o programa “De Cara Limpa Contra as Drogas", na próxima semana, na capital. Nesta quinta-feira (28.05), a comissão do projeto e o diretor geral da PJC, José Lindomar Costa, firmaram acordo de parceria com o Programa de Ação Social da Unimed, o PróUnim, para a execução do projeto de prevenção ao uso e combate ao tráfico de drogas. O lançamento acontecerá no dia 5 de junho, na Praça Cultural do CPA II.

Unimed firma parceria para implantação do projeto "De Cara Limpa Contra as Drogas".
A presidente do PróUnim, Ivana Pigatto Kamil Fares, disse que o projeto da Polícia Civil segue a mesma filosofia do programa da Unimed. Para ela, o “De Cara Limpa Contra as Drogas” se encaixa nos trabalhos desenvolvidos pela Unimed e está em sintonia com os objetivos da cooperativa, que é a prevenção e saúde. “É com orgulho que a Unimed e o PróUnim se junta a esse projeto de grande valia para a comunidade”, frisou.

O presidente da cooperativa, Kamil Fares, complementou que o PróUnim é uma entidade de interesse social, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fornecido pelo Ministério da Justiça. Fares disse ainda que a Unimed busca agregar parceiros e por isso não poderia ficar de fora de um projeto com temática tão séria. “Se cada um fizer a sua parte com certeza vamos ajudar mais”, ressaltou. “É um alegria ter o PróUnim participando desse projeto”, reforçou.

Para demonstrar sua adesão ao projeto, os 300 funcionários da sede da Unimed trabalharão nesta quinta e sexta-feira (28 e 29.05) com a camiseta do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”. No sábado (30), mais 350 colaboradores das farmácias, distribuidoras, fisioterapia e da Unimed Fácil vão passar o dia com a camiseta. A cooperativa fez a doação de 1300 camisetas do projeto a Polícia Judiciária Civil.

O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, ressaltou que a parceria da Unimed representa um diferencial dentro das ações do projeto. “A adesão da Unimed demonstra claramente a responsabilidade social da empresa e sua credibilidade no mercado. Isso faz com que esse projeto já nasça forte”, destacou.

Além da Unimed, outras empresas privadas já aderiram ao projeto, que também tem a colaboração de universidades públicas e particulares e o apoio de órgãos governamentais.

DE CARA LIMPA CONTRA AS DROGAS – Com uma lógica diferente, focada na pessoa e não no produto, o projeto de “De Cara Limpa Contra as Drogas”, será implantado inicialmente na região Norte de Cuiabá, que compreende a área do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Planalto, que é composta por 72 bairros e 57 escolas, sendo 30 estaduais e 27 municipais. A região, em 2008, foi a mais crítica em números de homicídios dolosos (com intenção), com 99 ocorrências e a maioria relacionadas com as drogas.

Seu plano de atuação inclui ações preventivas nas escolas, universidades, igrejas, clubes sociais, associações de bairros, e principalmente, com famílias de crianças e adolescentes em áreas e situações de risco, para que elas não se envolvam com o uso e se tornem reféns do tráfico de drogas.
O envolvimento do público alvo se dará por meio de eventos, tais como: seminários, palestras, oficinas e gincanas, concursos de frases, campanhas publicitárias, teatro e paródias referentes ao tema, teatro de fantoche com estórias relacionadas a drogas. Atividades desportivas e culturais vão mostrar às crianças, jovens e adultos que para ter uma vida cercada de coisas boas, não há necessidades de usar drogas. As atividades serão realizadas em três fases, que iniciam em junho e finalizam em novembro.

O projeto pretende diagnosticar os fatores de riscos e desse diagnóstico promover e ampliar os fatores de proteção, ao oferecer alternativas interessantes e saudáveis, para propiciar aos jovens possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal.
Imprimir