Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Quase mil doses foram aplicadas no "Dia D" da campanha de Multivacinação

Agora

Ocorreu no último sábado, 18, em todo o Brasil, o “Dia D” da campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar as carteiras de vacinas de crianças com até cinco anos de idade. Em Rio Grande, a vacinação foi aberta para pessoas de todas as idades e contou com 33 locais de vacinação. Conforme informação da chefe do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Clarice Hamilton, 970 doses foram aplicadas no sábado. Ela também lembrou que a campanha vai até o próximo dia 24, sexta-feira. Dessa forma quem tiver vacinas em atraso, ou esteja em dúvida quanto a situação do calendário de vacinas, pode comparecer com a carteira vacinal na unidade de saúde mais próxima, durante o seu horário normal de atendimento.

Por volta das 14h do Dia D, uma fila considerável chegou a se formar no Centro de Saúde (Posto 4), além de crianças, que são o público-alvo da campanha, muitos adultos, sobretudo pais, aproveitaram para tomar vacinas como as Antitetânica e contra Hepatite B. Segundo Clarisse, além do Centro de Saúde, unidades de saúde dos bairros Junção, Cassino, Parque Marinha, Castelo Branco e Povo Novo também estiveram bastante movimentadas durante todo o dia. Ela comentou ainda que muitas pessoas foram aos locais com a carteirinha em dia e não precisaram de vacinas, o que também foi muito proveitoso para as pessoas que tiraram a dúvida e para os postos que puderam fazer uma avaliação da situação.

De acordo com Clarisse, o sábado, apesar de ter sido um dia de muito trabalho, foi muito produtivo. De uma forma geral, ela considerou a resposta da população como muito boa com relação à Multivacinação, em função do alto número de doses que foram aplicadas em pessoas de diversas faixas-etárias. Número que, de acordo com ela, deverá mudar na segunda-feira e até o fim da campanha. Durante a campanha, estão sendo aplicadas somente doses de vacinas que fazem parte do calendário vacinal de rotina, portanto vacinas contra Gripe A não estão disponíveis
Imprimir